A abordagem fenomenológica da antropologia filosófica: pessoa e espírito em Max Scheler
Abstract
O objetivo da pesquisa se baseia, sobretudo, na leitura da Antropologia Filosófica de
Scheler, para trazer à tona o tema acerca do problema do homem a partir de abordagens
fenomenológicas. Procuramos desenvolver a perspectiva da filosofia de Scheler através do
método fenomenológico, o qual é instituído, principalmente, por Husserl. As contribuições acerca
do conceito de intuição deste filósofo foram decisivas para a elaboração da ética scheleriana,
mas, em especial, para a Antropologia Filosófica. A preocupação de Scheler com relação ao
fenômeno humano exige uma metafísica renovada. Em busca da unidade do ser humano a
metafísica scheleriana, juntamente com a fenomenologia, reescrevem a essencialidade do
homem. A partir disso, o homem, enquanto pessoa no mundo, possui uma estrutura peculiar, a
saber, o espírito. Este conceito, por sua vez, concede à Antropologia Filosófica de Scheler o salto
metafísico da esfera concreta para a esfera transcendental. A fim de sustentar a tese acerca do
método fenomenológico presente na metafísica da Antropologia Filosófica de Scheler, partimos
de uma contextualização histórico-conceitual da Antropologia Filosófica de Scheler.
Posteriormente,faremos uma análise mais detida das teses mais metafísicasde Scheler, para,
finalmente, colocar a questão da filiação fenomenológica do filósofo. A principal obra
aquianalisada é A Posição do Homem no Cosmos(1928). Obras auxiliares como A Ética, bem
como Ideias I de Husserl, também mostraram-se importantes para a pesquisa.