O design editorial em um livro impresso: um estudo de sua influência no processo de leitura da obra “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”
Resumo
Este trabalho, com o objetivo de chegar a uma conclusão coerente acerca da influência do design editorial na atividade de leitura de um livro impresso, abordou conceitos relacionados ao mercado em que está inserido o corpus, o mercado editorial brasileiro. Além disso, buscou-se inserir o problema de pesquisa em um contexto passível de compreensão pelos futuros leitores deste trabalho. Assim, a partir de uma breve explanação acerca dos conceitos presentes no mercado, como editor, editora, leitor, leitura, editoração e, principalmente, livro, incluindo uma abordagem sobre o processo de produção do mesmo. A partir de tais conceitos, tentou-se criar uma sequência lógica e hierárquica sobre os elementos que constituem esse cenário. Após isso, criou-se uma divisão entre os principais aspectos da estrutura do livro e as características mais importantes utilizadas durante o planejamento gráfico e visual do mesmo. Com a explicação de todos estes aspectos, foi possível a efetivação da análise do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, edição de 2014 da Editora Globo, através de um estudo detalhado da presença ou ausência dos elementos gráficos no decorrer das 196 páginas do livro escolhido, e a consequente finalização da mesma através de resultados que nos mostram a importância do projeto gráfico em um livro impresso e a integração que o mesmo pode permitir entre texto e elementos visuais. Esses resultados tornaram possível a conclusão de que a escolha dos elementos a serem utilizados durante este processo deve ser baseada em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, e o efeito das mesmas quando aplicadas em um livro a ser impresso para que seja possível beneficiar o leitor que escolheu, como atividade, a leitura.