“Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo”: leituras sobre o consumo do livro por adolescentes
Abstract
O presente trabalho busca compreender de que forma as mediações escola e família contribuem na relação de adolescentes com o consumo do livro e a leitura. A pesquisa alinha-se aos Estudos Culturais sobretudo, nas perspectivas das mediações e sociocultural do consumo para entender o uso e a apropriação do livro enquanto um produto midiático. O estudo é feito com adolescentes de Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS. Metodologicamente, foram empregadas técnicas de caráter etnográfico, como observação participante, conversas informais, diário de campo, questionário e entrevistas semiestruturadas. Por fim, observamos que a mediação escola e família são importantes para a constituição dos adolescentes no que diz respeito ao estimulo à leitura e o gosto pelo livro para além do espaço escolar. Mesmo os adolescentes estando imersos em um mundo de inúmeras possibilidades, a relação com o livro é intensa, sendo importante produto pelo qual os jovens incorporam o conteúdo midiático, da mesma forma, que potencializa a socialização entre os sujeitos.