Tecnologias acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais
Abstract
Este artigo apresenta algumas considerações sobre as tecnologias acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse processo, foram abordadas reflexões referentes à educação especial, à formação de professores para a educação especial e às políticas pública desta área na perspectiva inclusiva mediada pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) acessíveis. O objetivo proposto nesta investigação foi promover uma discussão relacionada à inclusão das TIC acessíveis, apresentando estratégias para a sua utilização no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos incluídos nas escolas de ensino regular. Assim, investigou-se o contexto do processo inclusivo com ênfase na reflexão sobre a formação de professores e o provimento dos recursos para integração das tecnologias acessíveis para a promoção da aprendizagem, bem como a provisão das condições de acessibilidade e proposição de estratégias para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Este estudo foi um estudo teórico partir de uma revisão de literatura, que aponta as possibilidades das TIC acessíveis para a gestão da inclusão. Ao concluir, apresentou-se considerações decorrentes dessa reflexão, para a implementação de políticas públicas inclusivas, em que se destaca a relevância das TIC acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]