A realidade das políticas públicas para a educação infantil no CEI do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza - CE
Resumen
O presente trabalho apresenta uma análise da realidade das políticas públicas num Centro de Educação Infantil - CEI do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza- CE, procurando ressaltar a importância da gestão escolar na execução dessas políticas no âmbito da creche. Para realização desse trabalho foi feito um estudo sobre o conceito de políticas públicas, a trajetória da Educação Infantil e a legislação sobre essa modalidade de ensino, uma reflexão sobre desenvolvimento infantil e a análise dos dados coletados. Tem como categorias a gestão escolar, a Educação Infantil e as políticas públicas. A monografia tem como finalidade confrontar as políticas públicas para Educação Infantil com a realidade existente entre um CEI da rede Municipal de Educação de Fortaleza, bem como discorrer sobre a gestão da instituição pesquisada de como viabiliza o desafio da realidade com o que existe na legislação. Para realizar o
trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa descritiva onde foi considerado o pesquisador como instrumento fundamental, o ambiente como fonte de dados, seu
caráter descritivo e enfoque indutivo. Esta pesquisa trabalhou com os significados, as emoções, os motivos, as aspirações, as crenças, valores e atitudes de todos que tiveram participação. A partir de entrevistas, observações e questionários com os diferentes segmentos que fazem a instituição pode-se tecer uma análise dos dados coletados.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1000]