Educação nutricional na infância como promotora de saúde: um estudo reflexivo
Resumen
A educação nutricional pode ser definida como uma variedade de experiências planejadas para facilitar a adoção voluntária de hábitos alimentares ou de qualquer comportamento relacionado à alimentação que conduza à saúde e ao bem estar. A proposta de educação nutricional na infância tem o objetivo de desenvolver o interesse por atitudes saudáveis em relação aos alimentos. Esta proposta é um processo lento que exige persistência, sendo construído no dia-a-dia das crianças de uma instituição. O investimento em educação alimentar com o objetivo de promoção de saúde é de interesse para a saúde pública, pois além de prevenir doenças crônicas não-transmissíveis em adultos, ajuda na redução dos gastos em saúde. Assim, a partir das considerações efetuadas, este trabalho teve como objetivo propor uma reflexão a cerca da temática Educação Nutricional na infância como promotora de Saúde, a fim de que os profissionais da área estejam alertas no enfrentamento dos novos desafios na área da saúde, alimentação e nutrição.