Geografia escolar: a mediação pedagógica na autoria de objetos de aprendizagem por alunos
Fecha
2010-04-05Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa insere-se no contexto da inovação na Geografia Escolar impulsionada
pelo processo de elaboração de materiais didáticos digitais. O objetivo geral centrouse
em propor o desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OAs) via autoria de
alunos em ambiente escolar. Os objetivos intrínsecos foram: (a) resgatar Geografia
Escolar, pelo viés teórico, para fundamentar as bases teóricas metodológicas,
consoantes ao ensino e à aprendizagem geográficos contemporâneos; (b) contribuir
para a inclusão digital, através de pesquisa-ação com desenvolvimento de OAs
geográficos, via autoria dos alunos; (c) possibilitar que os sujeitos da pesquisa
pudessem se tornar fluentes nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
utilizadas, gerando competência para que sejam tanto leitores como autores nesses
meios. O percurso metodológico da pesquisa-ação organiza-se em quatro espirais
cíclicas: preocupação temática; categorização; organização e análise. Em cada
espiral realizaram-se os movimentos de planejamento, ação, observação e reflexão,
os quais perfazem a investigação que envolveu alunos-autores no processo de
elaboração de OAs. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da quarta série da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, localizada no bairro Cidade
Baixa, município de Porto Alegre/RS. A autonomia, a interatividade e a cooperação
foram as três dimensões da mediação pedagógica utilizadas como categorias
analíticas. Dos resultados, destacam-se as seguintes contribuições: quatro OAs com
autoria de alunos, com as temáticas Música, Esportes, Tecnologia e Turismo sobre o
Rio Grande do Sul. Além do site desenvolvido como repositório para os OAs, o qual
disponibiliza esses conteúdos digitais para auxiliarem o processo de ensino e
aprendizagem dos professores e alunos de Geografia em geral. Conclusivamente,
afirma-se que, sustentada pelas dimensões da mediação pedagógica, a autoria de
OAs pelos alunos potencializa a aprendizagem da Geografia Escolar na quarta série
do Ensino Fundamental.