O uso de jogos de RPG na gestão de conflitos socioambientais e proteção do geopatrimônio hídrico no município de Itaara /RS
Fecha
2016-08-29Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O homem está constantemente agindo sobre o meio ambiente, transformando a paisagem e explorando os recursos naturais de maneira insustentável a fim de satisfazer suas necessidades e desejos. Assim, cabe à escola por seu papel social formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Para trabalhar as questões socioambientais de maneira interativa e agradável, busca-se ferramentas educacionais atrativas e eficazes. Os jogos de Role Playing Games ou Jogos de Interpretação de Papéis tem sido uma dessas ferramentas educacionais. Nesse contexto, esta pesquisa buscou criar um jogo de RPG, o Itaara em Ação: O Jogo , para analisar e avaliar os potenciais e os limites do jogo na mudança de atitudes frente às questões referentes aos conflitos socioambientais contemporâneos, envolvendo ações de proteção e conservação dos mananciais hídricos de Itaara (RS), a partir da Escola Estadual de Ensino Médio do município de Itaara, numa perspectiva local-global. Para tal, primeiramente buscou-se conhecer os problemas socioambientais locais, especialmente aqueles envolvendo o patrimônio hídrico do município de Itaara. Em seguida, discutiu-se os problemas socioambientais locais com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Itaara. Após, elaborou-se o jogo a partir do conhecimento prévio dos educandos e aplicou-se o jogo de RPG. Dessa forma, através da metodologia da Pesquisa Ação Participativa, a elaboração do jogo inseriu-se como um sub-projeto do Projeto Saúde da Água, coordenado pela Fundação MO Ã e envolvendo todas as escolas públicas do município. O jogo em destaque aborda a problemática dos recursos hídricos do município de Itaara /RS, escolhido como cenário do jogo por localizar-se em um divisor de águas, separando a bacia do Rio Vacacaí- Mirim da bacia do Rio Ibicuí; além disso, possui um grande patrimônio natural, destacando-se pelo seu potencial turístico vinculado ao lazer e à contemplação desse patrimônio. O jogo foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio de Itaara com três turmas: as turmas 211, 311 e 312, sendo que na turma 211 ocorreram cinco encontros, na turma 311 ocorreram cinco encontros e na turma 312 foram quatro encontros, visto que, esta era a menor turma da escola. Os resultados da análise mostram que o jogo apresenta diversas potencialidades como ferramenta de apoio para mudanças de atitude, embora seus limites estejam na falta de preparo das turmas para participar da pesquisa. Além disso, ao contrário dos jogos tradicionais de competição, no Jogo de Interpretação de Papéis cooperativo foi possível notar a interação entre os jogadores e o trabalho em grupo.