A relação entre a fundamentação da prática pedagógica dos professores do CEFD/UFSM e os projetos pedagógicos de curso
Resumen
Atualmente no CEFD/UFSM nos encontramos com a tarefa de colocar na prática os grandes avanços que a proposta de Licenciatura Ampliada - LA - trás para a Educação Física e para a formação humana. No sentido de contribuir para esta etapa, este trabalho investigou a relação da fundamentação da prática pedagógica dos professores do CEFD/UFSM com os Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Fundamentamos-nos no método do Materialismo Histórico Dialético, e para levantar elementos que contribuam para a análise realizamos entrevistas com professores e relacionamo-las com os PPCs dos referidos cursos. Concluímos que os professores do CEFD/UFSM não se baseiam nos PPCs para fundamentar sua prática pedagógica. Isto se torna preocupante já que estamos prestes a colocar em prática um novo curso. Apesar desta problemática, temos certo que este novo curso contribui de forma expressiva no quadro geral da educação inserida numa sociedade gerida pelo capital, e que no movimento de disputa entre classes se mostra enquanto uma pauta transitória, na medida em que é expressão de reivindicações da base e que coloca como necessidade histórica a construção da sociedade socialista.