Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
Resumo
Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e da escola no trabalho com pessoas disléxicas, a fim de que se encontrem alternativas pedagógicas para o educador trabalhar com alunos que apresentam tal dificuldade. A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns, que interfere no processo de leitura, sendo um distúrbio de linguagem. Observa-se que este transtorno ainda é de pouco conhecimento no meio escolar, havendo necessidade de o professor conhecer sobre
este assunto, pois poderá ter um aluno disléxico em sua sala e terá que fazer algo para ajudá-lo, para incentivá-lo, para destacar seus acertos e não realçar seus erros, pois o aluno com este transtorno de leitura e escrita tem uma dificuldade, não uma impossibilidade. Para investigar este tema utilizou-se da pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em teóricos como Vítor Fonseca, Jesus Nicasio García, Maria Eugênia Ianhez, Newra Tellecha Rotta, Felipe Alliende, dentre outros, para que assim se pudesse compreender melhor a dislexia, contribuindo para um maior
esclarecimento sobre o assunto e para que as pessoas disléxicas sejam compreendidas, respeitadas e possam viver harmonicamente em sociedade.