Os congressos educacionais palotinos como um instrumento político - pedagógico de integração (1994-2007)
Abstract
Esta pesquisa que tem como tema Os Congressos Educacionais Palotinos como um Instrumento político-pedagógico de integração (1994-2007) , apresenta um estudo da Congregação dos Padres e Irmãos Palotinos, através dos Congressos Latino-Americanos de Educação Palotina
realizados pelas instituições educacionais desde 1994 a 2007. A Pedagogia Palotina surgiu da necessidade de reavivar a fé e reacender a caridade entre os anos de 1795 a 1850 com Vicente Pallotti em Roma/Itália. Na Argentina e no Brasil, em 1885, chegaram padres palotinos trazidos pelos imigrantes Italianos, para prestarem auxílio pastoral e educacional. Devido à expansão dos Colégios palotinos, surgiu à necessidade de aprofundar e fortalecer a identidade política pedagógica palotina destas instituições educacionais. Por isso, no ano de 1994, realizou-se o I Congresso Latino-
Americano de Educação Palotina com o objetivo de reunir educadores provenientes de Colégios Palotinos. Diante disso, buscou-se nesta pesquisa, entender de que forma a Pedagogia Palotina enquanto política pedagógica institucional de educação se organiza na Argentina e no Brasil, no
período de 1994 2007, a partir da análise dos Congressos Latino-Americanos de Educação Palotina, documentos (cartas) e um questionário aplicado a diretores e professores de Colégios Palotinos. O estudo está divido em três capítulos, tratando respectivamente de: a Pedagogia Palotina: considerações sobre os princípios dessa pedagogia; Congressos Latino-americanos de Educação Palotina:
desenvolvimento dos Congressos, análise das cartas e dos questionários; O Colégio Antonio Alves Ramos e sua vivência Educacional: a prática pedagógica. A partir da pesquisa concluiu-se que a política pedagógica educacional palotina se organiza através das diretrizes de educação dos próprios
países, da Igreja e da Congregação adaptando-se conforme a necessidade da comunidade escolar.