Cultura e imagem: o cinema neo-realista no Mercosul 1955 a 1962
Abstract
Esta dissertação do Mestrado de Integração Latino Americana abordou a construção de um imaginário regional no MERCOSUL, através dos filmes neorealistas na cinematografia do Brasil e da Argentina, no período de 1955 a 1962. A
resposta que buscávamos era se a escola neo-realista tinha aproximado os cinemas do Brasil e da Argentina e sob que prisma aconteceu esta semelhança. Para responder estas indagações realizamos um estudo, que enfatiza a relação entre
história e cinema e seus desdobramentos, utilizando como auxílio as leituras sobre novos conceitos de pesquisa histórica, que abriram o caminho para definições de
representação e imaginário. Para complementar esta análise realizou-se uma pesquisa bibliografia no Brasil e na Argentina, em Teses, Artigos Científicos e filmes da época analisada, no Brasil, Rio, 40 Graus, na Argentina, Los inundados e na Itália
Ladrões de Bicicleta. A investigação do material selecionado proporcionou o conhecimento de dados coletivos e individuais das comunidades do MERCOSUL e suas aproximações culturais. Mostrou uma aproximação cinematográfica entre o
Brasil e a Argentina nos filmes neo-realistas e sua abordagem regional, que revelou os hábitos, costumes e questionamentos políticos e sociais destes países. Nosso estudo revelou também a importância do cinema como mais uma alternativa na criação de uma política cultural no MERCOSUL.