A gestão democrática na (re)construção do projeto político pedagógico: uma reflexão sob a ótica da gestão escolar
Abstract
O presente trabalho monográfico tem como tema a gestão democrática na (re)construção do projeto político pedagógico, através de uma reflexão sob a ótica da gestão escolar. Busca investigar de que maneira a gestão democrática tem se concretizado na prática escolar, quais dificuldades e limites interferem nessa concretização e nas possibilidades para realizá-la, tendo como foco a análise dos desafios e possibilidades vivenciados por uma escola da rede estadual de ensino do RS no processo de (re) construção coletiva de seu projeto político pedagógico com vistas a um processo democrático, sob o ponto de vista da equipe gestora. Mediante referenciais teóricos e sua relação com a prática da realidade escolar, analisa alguns dos princípios do que vem a ser uma gestão democrática, a legislação que norteia o trabalho do gestor escolar, as possibilidades e fragilidades da sua implementação e os desafios enfrentados para sua efetivação. Neste sentido, esta pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, e buscou num primeiro momento, situar a Gestão Democrática em seu contexto histórico e legal, a partir de levantamento bibliográfico, explicitando em seguida a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento essencial para a Gestão Democrática, e por fim, a partir de pesquisa empírica, analisar experiências vivenciadas no cotidiano escolar referentes à reconstrução do PPP de uma escola pública da rede estadual de ensino, situada no município de Santa Maria - RS. Com base neste percurso metodológico, pode-se concluir, entre outras coisas, pela importância da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na efetiva da gestão democrática da escola, ainda que essa participação não venha ocorrendo como deveria; que o PPP apresenta-se como um instrumento essencial para essa efetivação, embora sua (re)construção não seja uma tarefa fácil, apresentando desafios e limitações; e finalmente, que todo o processo de (re)construção do PPP teve pontos positivos e trouxe avanços para a gestão da escola, não apenas no sentido de promover a participação da comunidade escolar, mas também a reflexão da escola sobre a própria realidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]