A gestão escolar democrática na educação infantil: desafio para toda a comunidade escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2012-12-01Autor
Agatti, Dália Luana Kolling
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Infantil e a infância em si nem sempre foram vistas como uma etapa importante na vida dos seres humanos, muitas foram as lutas para um merecido reconhecimento de sua importância. Pensar em Educação Infantil no Brasil é realizar a construção de base necessária ao caminho do desenvolvimento da nossa sociedade. É, portanto, uma questão fundamental, é um desafio e, como tal, é preciso acreditar e lutar. Impossível imaginar uma sociedade, hoje desenvolvida, que não tenha passado pelo caminho da construção e universalização da educação das crianças pequenas. O presente estudo objetivou conhecer como ocorre a gestão escolar em uma escola de Educação Infantil de Sarandi/RS. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário, que foi respondido pelo gestor/diretor, professores e pais de alunos da escola em estudo. Através da pesquisa, evidenciou-se a importância atribuída ao trabalho da equipe gestora, bem como a busca pela efetivação de uma gestão participativa e democrática, priorizando o trabalho coletivo, para uma educação de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]