Yo! Narratividade urbana: os gritos da periferia
Resumo
O presente estudo analisa três textos musicados do grupo de Hip-Hop Racionais MC s, da periferia de São Paulo, sob a ótica discursiva. Destacamos nesses textos recortes referentes ao modo como o rapper, habitante da periferia, interpela outro
sujeito, também morador desse espaço, para que ele se identifique às normas de conduta que regem a vida dos grupos da periferia. Além disso, trabalhamos com a
hipótese de que as normas de conduta investigadas constituem dois universos discursivos antagônicos, o do Bem e o do Mal. No primeiro, estariam os habitantes da periferia que obedecem às normas instituídas socialmente; no
segundo, estariam todos os outros sujeitos, considerados inimigos do grupo da periferia (brancos de poder aquisitivo superior, negros que não seguem as normas da periferia). Dessa forma, o rapper contrapõe o seu universo (do Bem) ao
universo dos outros sujeitos (do Mal). No entanto, observamos que o universo do Mal deixa seus vestígios na formulação do dizer do rapper. Esses vestígios são
marcas discursivas que procuramos identificar e analisar, fazendo relações com elementos lingüísticos e discursivos em que consideramos as abordagens da sociedade pós-moderna com seu processo de inclusa/exclusão social, do funcionamento do jurídico e do político nessa sociedade e suas relações com a formulação do dizer do rapper.