O currículo politécnico do ensino médio e suas perspectivas de implantação
Resumo
A presente monografia busca refletir sobre as perspectivas de implantação do currículo do ensino médio politécnico do 1º ano de uma escola da rede pública estadual do município de Palmeira das Missões/RS. Para isso, a investigação dialoga, por intermédio do questionário com perguntas abertas, para professores regentes e professores coordenadores dos seminários integrados e alunos, no sentido de analisar o entendimento que os envolvidos na pesquisa tem acerca da nova medida de reestruturação e implantação curricular. Nesse sentido, para a análise compreensiva da temática, a pesquisa apóia suas reflexões em aportes teóricos articulados à temática. Entre os principais legislações e autores analisados cita-se: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Libâneo (2009), Lück (2006; 2007). A partir das reflexões teóricas investigadas e do questionário realizado, evidenciou-se que os participantes da pesquisa demonstram a preocupação quanto essa nova proposta de reestruturação curricular do ensino médio politécnico, uma vez que está sendo posta em pratica entorno de pouca discussão e adequação com a realidade escolar em que o aluno está inserido. A investigação mostra o descompasso desse aspecto quanto ao principio da gestão escolar democrática em que professores, alunos e demais segmentos juntamente com a comunidade escolar têm a prerrogativa de participar, opinar, refletir e colaborar na elaboração do currículo escolar de sua instituição, a fim de promover ao educando condições de tornar-se um sujeito, ativo, critico, participativo e cidadão da sociedade em que vive.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]