O sistema de gêneros da seleção de candidatos a emprego no contexto empresarial
Resumo
Estudos em Análise de Gênero têm sido desenvolvidos a fim de explorar a
tipificação de gêneros do contexto do trabalho e interpretar suas funções de acordo
com as comunidades discursivas em que operam. Alguns exemplos são os estudos
desenvolvidos por Bazerman (2005) e Devitt (1991) sobre documentos de contextos
profissionais. Em vista disso, Bazerman (2005) discute noções sobre gênero,
conjunto de gêneros, sistema de gêneros e sistema de atividades. A linguagem
voltada a contextos profissionais também tem sido objeto de análise para grupos de
pesquisa brasileiros, por exemplo, o do LAEL da PUC/SP e o da PUC/RJ, no sentido
de compreender como os participantes de um evento comunicativo interagem e
como suas escolhas léxico-gramaticais constroem significado. Assim, o tema do
presente estudo diz respeito ao sistema de gêneros de um processo seletivo para
contratação de vendedor autônomo, realizado em uma empresa cooperativa do
interior do Rio Grande do Sul. Esse sistema de gêneros acomoda vários textos:
Anúncio de Emprego, Carta de Apresentação, Curriculum Vitae e Entrevista
Pessoal. O objetivo deste estudo é investigar o sistema de gêneros da seleção a
emprego a partir da perspectiva de linguagem como prática social, com ênfase nas
práticas relacionadas às esferas do trabalho. Desse modo, a estrutura dos
exemplares desse sistema de gêneros é descrita a partir de propostas da Lingüística
Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; 2004 e Halliday e Hasan, 1989). São
identificados os padrões de organização dos textos e classificados os processos das
orações, conforme o Sistema de Transitividade. E, são identificados os propósitos
comunicativos e o perfil dos participantes desse sistema de atividades. Na avaliação
dos candidatos, contrariando a expectativa inicial, os resultados destacam a
relevância maior para a Entrevista Pessoal. Enfim, a discussão aponta à
compreensão de como se dá a interação, caracterizada por propósitos específicos
em uma situação profissional e pode ser válida para os profissionais da linguagem,
principalmente, àqueles que trabalham com o ensino instrumental da língua
materna, voltado aos gêneros do contexto empresarial.