Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 134-153 of 571
-
A Escola e as TIC’s: a disseminação do conhecimento utilizando as ferramentas disponíveis na internet
(2011-10-07)Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas como blog, fórum, chat, wiki e webquest para serem utilizadas nas séries finais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e ... -
A estética dos quadrinhos como alternativa em interfaces educacionais
(2011-10-28)São abordadas aqui questões educacionais como as relações entre a escolarização disciplinar e a construção rizomática do conhecimento através da Cultura Visual e das Tecnologias da Informação e da Comunicação. É proposto ... -
Estilos de aprendizagem de estudantes em um curso de graduação EaD: um estudo de caso em fóruns no Moodle
(2018-11-30)Entende-se que o êxito dos estudantes em cursos EaD depende de diversos fatores; dentre eles seus Estilos de Aprendizagem. Por isso, optou-se, neste trabalho, por investigar sobre os Estilos de Aprendizagem dos estudantes ... -
As estratégias didáticas no processo ensino-aprendizagem mediadas pelo computador: um olhar dos tutores
(2009-09-30)Analisar o processo ensino-aprendizagem a partir das estratégias utilizadas no Curso de Pedagogia, à distância, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria é o objetivo deste artigo. Por meio de uma pesquisa ... -
O estudo da influência do conhecimento prévio de informática no andamento das aulas em uma escola municipal de Novo Hamburgo - RS
(2014-07-11)Este artigo tem como objetivo analisar a influência dos conhecimentos prévios em informática no andamento das aulas de turmas de Ensino Fundamental Anos Finais. A discussão faz-se necessária visto que em discussões, em ... -
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
(2010-11-26)A educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional que teve grandes avanços, sendo apontada como uma forma de ensino que facilita o acesso ao estudo, permitindo novas oportunidades de aprendizado. Tendo em vista ... -
Estudo de caso sobre a utilização do blog em projeto interdisciplinar de gincana ambiental
(2011-10-14)Este artigo relata a utilização do blog como ferramenta de apoio a realização de uma gincana ambiental, projeto interdisciplinar relacionado ao meio ambiente de uma escola pública, envolvendo alunos de 8ª série do Ensino ... -
Um estudo de síntese sobre o uso da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem
(2012-12-01)A sociedade mundial caracteriza-se como uma sociedade midiatizada, o que exige estudo e entendimento de seus desdobramentos no meio Educacional. Este estudo objetiva refletir, sobre a mediação da informática como recurso ... -
Estudo dos limites e possibilidades do uso do laboratório de informática em uma escola pública municipal de Cachoeira do Sul
(2010)A introdução do computador no ambiente escolar está acarretando mudanças no processo de ensino-aprendizagem que exigem novas posturas diante dessa realidade. O aluno aprende a utilizar o computador como uma ferramenta ... -
Estudo sobre a construção de material didático apoiado no uso das TIC
(2010)A sociedade está em constante evolução e as tecnologias da informação e da comunicação estão cada dia mais presentes na vida moderna e a escola, por sua vez, insere-se nessa realidade. A busca por uma prática pedagógica ... -
Um estudo sobre a mediação tecnológica no atendimento educacional especializado das escolas públicas estaduais de Bagé - RS
(2014-07-12)A mediação tecnológica tem contribuído para o processo de reinvenção da aprendizagem. No âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) é nitidamente ... -
Um estudo sobre a utilização das tecnologias como ferramenta de apoio ao processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Itaqui - RS
(2017-06-23)O professor é um mediador na aquisição do conhecimento. A utilização das tecnologias como ferramentas de apoio no processo ensino e aprendizagem exige deste profissional o domínio de novas habilidades.Este domínio agregado ... -
Um estudo sobre a utilização das TICs por alunos da terceira idade em um curso técnico profissionalizante
(2014-07-12)A pesquisa busca esclarecer como o docente usufrui das TICs nas aulas para alunos da terceira idade em um curso técnico profissionalizante. O professor é a parte essencial para o aprendizado de seus alunos que buscam uma ... -
Um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades e competências nas séries iniciais através de jogos
(2011-10-08)O presente trabalho visa socializar as experiências relacionadas à formação docente, a prática pedagógica e o uso dos jogos em um laboratório de informática com o intuito de beneficiar o desenvolvimento de competências/habilidades ... -
Estudo sobre o ensino de arte utilizando as tecnologias da informação e da comunicação disponíveis no ambiente escolar
(2011-10-14)Este artigo pretende discutir a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, dis-poníveis no ambiente escolar, no ensino de arte. Como os educadores de arte utilizam essas tec-nologias em suas práticas e fazer ... -
A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA
(2017-11-28)O presente artigo é fruto de inquietações acerca de minha prática como educadora da rede estadual na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes das Totalidades Iniciais estão na alfabetização. A experiência ... -
A experiência em tutoria EAD: reflexões e contribuições no desenvolvimento das interações mediadas por computador na educação a distância
(2014-07-12)Este artigo tem como objetivo discutir os processos de interação e mediação potencializadas pelo uso do computador, analisando a construção das competências que os atores em Educação a Distância constroem nesses processos ... -
Experiência na aplicação de tecnologias assistivas em sala de aula
(2017-06-23)O presente artigo tem como objetivo colaborar com subsídios para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização do computador no processo educativo dos alunos com deficiência, e procurar saber dos professores ... -
O feedback do professor na perspectiva formativa: um estudo de caso na educação a distância
(2011-10-08)Na Educação a Distância devido ao distanciamente físico entre professor e aluno e a impossibilidade de interação face a face, o feedback fornecido pelo professor costuma ser uma ferramenta importante de retorno ao aluno ... -
O feedback do tutor na educação a distância: estudo de caso no curso de Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas EAD (UFSM)
(2018-12-01)Com o ensino de línguas a distância, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre sua metodologia avaliativa. Desta forma, o presente artigo busca compreender quais foram os critérios utilizados pelos tutores ...