Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 294-313 of 571
-
Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na Web
(2010-08-20)Com as novas tecnologias disponíveis, a rede mundial de computadores, Internet, constitui-se em uma nova forma de gerir informações, multiplicando a comunicação entre as pessoas em diferentes ambientes. Os espaços globais ... -
Objetos de aprendizagem: autoria e ensino da matemática no 7º ano do ensino fundamental
(2012-11-23)Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da autoria de objetos de aprendizagem pelo próprio professor e analisar as possíveis contribuições da sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Diante das ... -
Objetos de aprendizagem: possibilidades e desafios no ensino da matemática para os anos iniciais
(2012-12-07)O presente artigo tem por objetivo analisar o uso de objetos de aprendizagem como recurso metodológico para as aulas de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, consideram-se as tecnologias da ... -
Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental
(2009)A informática vem sendo introduzida na educação em ritmo acelerado, obrigando educador e educando a familiarizar-se com essa tecnologia. O presente artigo visa demonstrar que os jogos educacionais computadorizados e os ... -
Oficina de blogs: uma estratégia para auxiliar professores na gestão de planos de ensino e na prática docente
(2009-10-01)A necessidade de proporcionar momentos de formação aos professores, visando qualificar suas práticas e a gestão de seus planos de ensino, através do uso das TICs, motivou este estudo que se caracteriza por ser uma pesquisa ... -
Uma ontologia de representação de materiais de apoio e adaptações baseadas em informações de contexto
(2014-07-12)Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm sido utilizados constantemente no auxílio ao aprendizado em cursos presenciais. A universidade UNIJUI utiliza o ambiente Conecta como ferramenta de auxílio a professores e alunos. ... -
Panorama da educação em Santo Augusto - RS: obstáculos que afastam as tecnologias da informação e da comunicação da sala de aula
(2012-12-08)O artigo que ora se apresenta é produto de um estudo que analisa as barreiras que se impõem aos professores da rede pública de ensino de Santo Augusto-RS no que se refere à utilização das TIC em contexto educacional. Com ... -
Um panorama do emprego de tecnologias no ensino da rede pública municipal de Uruguaiana/RS
(2012-11-23)Entende-se que a tecnologia da informação e da comunicação, hoje, está universalmente acessível. Com a presente pesquisa pretende-se demonstrar que o educador possui conhecimento das tecnologias existentes. Mais que isso, ... -
O papel da equipe multidisciplinar na implementação de cursos na educação a distância
(2010)À medida que o tempo passa a Educação à distância vem ocupando espaço. Muitas instituições visam essa modalidade de ensino por proporcionar economia financeira e agregar maior número de alunos por turma sem requerer ... -
O papel do aluno-repórter na construção do conhecimento e no exercício da cidadania na escola do campo
(2014-07-12)A consolidação de espaços de comunicação alternativa permite que povos historicamente excluídos das grandes mídias passem a ter voz e a assumir o papel de produtores e disseminadores de informação por meio de veículos ... -
O papel do computador na família e escola
(2012-11-23)Este artigo resulta de uma investigação sobre o uso do computador na escola e na família. Os objetivos propostos foram verificar como o computador está sendo utilizado no contexto familiar e na escola; motivar os alunos ... -
Para gostar de escrever: contribuições das ferramentas online no ensino da escrita
(2012-11-30)Este trabalho investiga possíveis contribuições das ferramentas online para o ensino da escrita. Com base em observações empíricas realizadas em aulas com alunos do Ensino Fundamental, foram analisadas as potencialidades ... -
A participação dos professores e tutores nos fóruns de discussão
(2010-10-04)Com o avanço das Tecnologias de informação e Comunicação, principalmente a Internet, a modalidade de educação a distância ganha um grande impulso e o número de cursos e estudantes a distância é cada vez maior. O aumento ... -
O pedagógico na atividade de tutoria em EaD
(2011-10-29)Este trabalho buscou refletir sobre a concepção pedagógica na atuação de tutor. A pesquisa qualitativa foi realizada entre tutores do Polo da UAB de Sobradinho e nas atribuições de tutoria, a partir das exigências de ... -
Pensamento computacional: potencial e efeitos de sua aplicação no ensino fundamental em um contexto binacional
(2018-12-01)A constante evolução das TIC tem provocado a permeação destas em toda a atividade humana. Isto faz com que seja necessário que todos os níveis da educação concentrem esforços em formar pessoas com a capacitação suficiente ... -
A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula
(2017-06-23)Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste sentido, a problemática ... -
Percepção dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos, sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas a Educação
(2010-11-06)Este artigo apresenta os resultados decorrentes do estudo e aplicação de uma pesquisa de campo com professores que atuam na EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel no ... -
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
(2018-12-01)Nesse estudo, analisamos a série de minidocumentários audiovisuais Da distância à mudança, produzida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM. Esses vídeos apresentam algumas histórias e experiências a partir dos ... -
Percepções dos professores sobre as ferramentas do AVA Conecta UNIJUÍ
(2011-10-15)Este artigo foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com 12 professores universitários, sendo 6 dos cursos Superiores de Tecnologia e 6 dos cursos de Licenciaturas na modalidade a distância da ... -
Percepções sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Pelotas
(2014-07-11)A presente pesquisa teve o intuito de analisar as percepções sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de ...