Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 54-73 of 571
-
Competências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privado
(2017-06-23)O presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a ... -
A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
(2018-11-30)No nosso cotidiano cada vez mais estamos em contato com a tecnologia, juntamente com os benefícios trazidos por ela. Assim, no âmbito educacional não ocorre de forma diferente, sendo que isso nos favorece na praticidade, ... -
O computador e a internet na prática pedagógica
(2010-12-08)Este estudo pretende destacar as possibilidades de mudanças na prática pedagógica do professor, buscando incluir inovações através da aplicação de novas tecnologias, com a intenção de contribuir para o uso pedagógico do ... -
O computador e suas ferramentas como recurso didático no ensino e na aprendizagem do vocabulário de língua espanhola
(2009-09-30)O presente trabalho faz uma abordagem sobre o uso da informática na E. M. E. F Dezidério Fuzer, localizada em São Miguel Novo – Restinga Sêca/ RS, visa fazer uma análise das possibilidades oferecidas pela tecnologia da ... -
O computador no universo infantil: inserção com alunos da modalidade de educação infantil
(2010-11-05)As Tecnologias da Informação e Comunicação têm mostrado grande avanço, quando de sua utilização em espaços de educação formais, pois é no ambiente escolar que precisa acontecer a inclusão social, e onde muitas vezes ... -
Um computador por aluno: utopia ou realidade?
(2012-11-24)O presente artigo é resultado de um levantamento sobre os limites e possibilidades do acesso ao computador e desenvolvimento da fluência tecnológica em alunos de escolas estaduais de Educação Básica urbanas e rurais. O ... -
A configuração das tecnologias de informação e comunicação no contexto das licenciaturas da UFSM
(2011-10-14)Apesar de altos investimentos na criação e manutenção de laboratórios de informática nas escolas, ainda há resistência por parte dos professores em utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como estratégia ... -
Construção de um blog utilizando um sistema gerenciador de conteúdo para auxiliar o professor
(2017-06-23)Hoje em dia temos uma variedade de opções tecnológicas que auxiliam o professor na metodologia de ensino e o Blog é uma delas, onde através do Sistema Gerenciador de Conteúdos, os conteúdos encontrados na web podem ser ... -
Construção de um modelo estratégico de aplicação do Mobile Learning
(2014-07-12)Este artigo aborda o contexto da comunicação e da educação na sociedade mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Assim, se reflete sobre a emergência da comunicação móvel, detendo-se no conceito de ... -
A construção do objeto de aprendizagem - cartaz das profissões: um estudo de caso no projeto intervivência universitária
(2011-10-22)Este artigo é um estudo de caso sobre a construção de um objeto de aprendizagem do tipo convencional transformado em tecnológico, intitulado Cartaz das Profissões. É o resultado de um projeto de ensino para a disciplina ... -
Construções colaborativas em rede no PIBID UFSM Teatro: estratégias na iniciação à docência
(2014-08-25)Esse artigo aborda as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suporte mediador no desenvolvimento das atividades de construções colaborativas dos bolsistas do PIBID UFSM Teatro. Com o objetivo de investigar os ... -
Construindo aprendizagens através da inclusão digital nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
(2011-10-08)Durante o trabalho, foi proposta uma reflexão sobre a importância e necessidade da inclusão digital na comunidade carente da Nova Santa Marta, com o relato de uma iniciativa, no caso o projeto Marista. Tem o objetivo de ... -
Contribuição das mídias nas aulas de Educação Física
(2009-10-02)Este artigo relata uma pesquisa sobre a contribuição das Mídias nas aulas de Educação Física e também na interdisciplinaridade, como processo de desenvolvimento do ensino aprendizado e da inclusão digital. O trabalho enfoca ... -
Contribuição das tecnologias da informação e da comunicação na educação ambiental dos anos iniciais do ensino fundamental
(2009-09-30)Neste artigo, será discutida a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como se refletirá sobre os principais meios para otimizar o processo ensino-aprendizagem, utilizando-se das novas tecnologias ... -
A contribuição das TICs no desenvolvimento das atividades docentes nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Sobradinho/RS
(2011-10-21)Frente à expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação e as grandes mudanças nesta área é necessário que escola e professores estejam preparados para a utilização adequada dessas ferramentas. Desse modo o presente ... -
A contribuição das TICs no processo de educação ambiental
(2010-10-04)Na perspectiva de aproximar as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) à Educação Ambiental (EA) é que se propõe o presente artigo a refletir sobre a associação daqueles recursos a esta prática educativa, em ... -
A contribuição de jogos educacionais virtuais na aprendizagem de uma língua estrangeira
(2009-09-30)O presente artigo apresenta um estudo realizado com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal na cidade de Agudo - RS. Este trabalho analisou a utilização do jogo “Frohes Lernen”. Trata-se de um ... -
A contribuição de softwares livres na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem
(2014-07-11)Este trabalho estuda e analisa o uso de aluna com dificuldades na aquisição da linguagem escrita e oral. O estudo de caso é baseado em um sujeito de pesquisa, qual seja uma aluna de segundo ano do fundamental, classificada ... -
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS
(2010-10-03)Este artigo apresenta um estudo de caso que investigou como as estratégias didáticas empregadas com o apoio de um blog colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos em produção textual, em Língua Portuguesa, ... -
Contribuição do objeto digital de aprendizagem "Futsal RIVED" no processo de ensino-aprendizagem de Educação Física
(2012-11-30)Este trabalho tem o objetivo de avaliar a contribuição de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos na disciplina de Educação Física. A Metodologia utilizada foi de cunho qualitativo ...