Metáforas lexicais em estruturas verbais e mentais em notícias de popularização da ciência
Fecha
2010-03-02Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desta dissertação de mestrado foi identificar e descrever metáforas lexicais em notícias de popularização da ciência (PC) a partir dos elementos da léxico-gramática. Com base na Linguística Sistêmico-Funcional, trabalhamos os
conceitos de metáfora lexical, metáfora gramatical e transitividade a fim de analisarmos as metáforas lexicais em 30 notícias de PC selecionadas nas revistas BBC News International e Scientific American (Motta-Roth, 2007). Pela
transitividade, observamos as estruturas especificadas por cada processo e os sentidos que lhes são pertinentes. Quando esses sentidos são construídos de modo não literal ou não congruente, temos uma metáfora lexical, que é causada pela tensão semântica existente entre processo e seu(s) participante(s). A metáfora lexical pode se configurar como uma metáfora propriamente dita, quando há relação
de semelhança entre termos; em metonímia, quando há relação de contiguidade entre termos; e em personificação, quando termos referentes a seres inanimados são descritos como possuidores de habilidades ou características humanas. A partir da nossa análise, verificamos maior ocorrência de metáfora, seguida da ocorrência de metonímia e de personificação. As metáforas apresentaram campos semânticos variados, embora os mais comuns foram referentes à guerra e à engenharia. As metonímias mais frequentes foram do tipo em que estudos, relatórios e resultados foram nomeados em detrimento de seus pesquisadores (pesquisa por pesquisador) e do tipo em que instituições de pesquisa, governamentais e relacionadas à saúde foram nomeadas em detrimento de seus responsáveis (instituição pelos responsáveis), causando a despersonalização dos sujeitos. A maioria dos casos de
metonímias foram, concomitantemente, classificados como personificações em que, principalmente, pesquisas em geral e instituições tornaram-se agentes criadores e propagadores do conhecimento científico e de ações variadas relacionadas a
decisões no campo da ciência. Assim, metáforas lexicais foram amplamente constatadas em nosso corpus, principalmente em orações dependentes projetadas.