A constituição do ensino de língua portuguesa na trilha de documentos oficiais do Rio Grande do Sul: conhecimento e perspectivas
Fecha
2011-03-04Metadatos
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Este estudo investiga o processo de constituição do ensino de Língua Portuguesa, no Estado do Rio Grande do Sul, tomando por base três documentos oficiais, publicados na década de 1990 e primeira década do século XXI, na tentativa de conhecer que orientação tem sido dada a esse ensino pela via oficial. Além desse objetivo geral, procuramos atingir alguns objetivos específicos: identificar o contexto e as condições de produção em que esses documentos se inserem; depreender suas bases teórico-metodológicas e as concepções de língua, linguagem e ensino de língua defendidas nos textos; verificar como se articulam as vozes discursivas que organizam esse discurso; conhecer que relações dialógicas esses textos mantêm entre si; investigar que imagem do professor de Língua Portuguesa é construída pela voz oficial. Para a realização da pesquisa, nos ancoramos nos pressupostos teórico-metodológicos delineados pelos estudos do Círculo de Bakhtin. No entrecruzamento dos discursos produzidos em cada documento, foi possível concluir, de forma geral, que a orientação do ensino de Língua Portuguesa se baseia na concepção de língua e linguagem de abordagem sócio-interacionista, e num ensino de língua calcado nessas concepções, afastando, desse modo, uma concepção tradicional desse ensino; foi possível concluir também que essa orientação se pauta por (e principalmente) propósitos políticos, sociais e econômicos.