A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980
Resumo
O presente trabalho de dissertação tem por objetivo investigar as atitudes responsivas dos autores sobre o ensino de português e sobre os estudos da linguagem em textos de apresentação de livros didáticos de português dos anos 1960, 1970 e 1980. Consideramos,
como sustentação teórica e metodológica, a teoria sócio-histórica, tal como desenvolvida pelo
Círculo de Bakhtin. Os enunciados foram descritos, analisados e interpretados levando em
consideração o momento histórico e social em que os dizeres dos autores foram construídos e
as relações dialógicas, que são relações de sentido. Das análises feitas e das relações
dialógicas estabelecidas, identificamos mais pontos de aproximação ao discurso da tradição
sobre o ensino de língua do que de afastamento, o que demonstra que a maioria dos autores
filia-se à tradição dos estudos da linguagem; com exceção aos enunciados dos anos 1980, em
que a autora não se filia a esse ensino e estudo de linguagem. Observamos também que cada
enunciado acompanha o movimento de estabilização e hegemonia, ao longo dos tempos, dos
estudos tradicionais, depois parte para a incorporação, gradativa, de discursos da ciência
linguística até culminar num determinado momento histórico em que propostas e práticas de
exclusão do ensino tradicional se intensificam e ganham expressividade.