Relações intersemióticas em reportagens de capa de Superinteressante
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar as relações
intersemióticas entre linguagem verbal e não-verbal em reportagens de capa da
revista Superinteressante, voltada para a popularização da ciência. O corpus da
pesquisa é formado por 12 reportagens de capa (RCs) multimodais, publicadas no
período de fevereiro a dezembro de 2009. Esse recorte temporal deve-se ao fato de
que, em agosto de 2009, a revista passou por uma remodelação visual e, desse
modo, selecionamos seis edições publicadas imediatamente antes da remodelação
(fevereiro a julho Fase 1) e seis edições publicadas imediatamente após a
remodelação (agosto a dezembro Fase 2). Assim, além das relações
intersemióticas, também investigamos as alterações visuais ocorridas com base na
Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006). Para o estudo
das relações intersemióticas, a proposta teórica norteadora do estudo foi a das
relações de Status e Lógico-Semânticas de Martinec e Salway (2005). Os resultados
mostram que a remodelação visual afetou o gênero pesquisado, na medida em que
o papel das imagens foi ampliado de uma função essencialmente interpessoal na
Fase 1 para um valor também representacional na Fase 2, pois, por meio de
desenhos complexos, esquemas, gráficos e mapas, as reportagens apresentam um
conteúdo novo que não está na parte verbal. Isso se materializa com as relações de
status e lógico-semânticas das duas RCs apresentadas. Enquanto na F1 o
predomínio era de status desigual com subordinação da imagem ao texto e relação
lógico-semântica de Extensão, em que o texto acrescenta informação, na F2, as
linguagens, em sua maioria, são independentes, e as imagens servem para Expor
ao leitor situações não contempladas no texto verbal. Esses resultados ratificam o
argumento que identifica um papel cada vez mais importante para a linguagem
visual na comunicação contemporânea, o qual por sua vez destaca a necessidade
do desenvolvimento do letramento visual, ou dos multiletramentos.