Crenças e reflexão de professores sobre a avaliação da aprendizagem no ensino instrumental de línguas estrangeiras
Resumo
O estudo de crenças no ensino e aprendizagem de línguas é um campo recente de
investigação no Brasil, assim, desenvolver pesquisas com essa temática contribui
para a identificação de comportamentos que guiam a ação de professores e alunos
em sala de aula. No que tange à avaliação da aprendizagem, considera-se que esta
é um processo integrado ao processo de ensinar e aprender e deve atender aos
objetivos específicos de cada modelo de ensino, sendo necessária uma postura
reflexiva do docente diante de suas práticas. Neste sentido, este trabalho tem por
objetivo geral analisar as crenças de professores sobre a avaliação da
aprendizagem em cursos instrumentais de línguas estrangeiras à luz do perfil de
professor reflexivo. Para tanto, foram apontadas as crenças dos professores sobre o
ensino e a aprendizagem no ensino instrumental de línguas estrangeiras e
identificadas as crenças de professores quanto à avaliação da aprendizagem no
ensino instrumental; por fim, verificou-se em que medida as crenças identificadas
são características de um professor reflexivo. Para desenvolver este estudo de caso,
utilizou-se a metodologia das abordagens metacognitiva e contextual para o estudo
de crenças (BARCELOS, 2001). Os sujeitos participantes desse estudo foram quatro
professores que atuaram em cursos de português e espanhol línguas estrangeiras
instrumentais no Centro de Ensino e Pesquisa de Língua Estrangeira Instrumental-
CEPESLI/UFSM. Os resultados indicam que os professores possuem crenças
coerentes com a proposta teórica do ensino instrumental de línguas. Sobre a
abordagem comunicativa os participantes apresentam conceitos compatíveis com o
proposto na literatura da área, e apresentam também, em menor grau, sinais de
identificação com as abordagens tradicionais de ensino de línguas. Quanto à
avaliação da aprendizagem as crenças dos professores aludem com coerência à
modalidade instrumental de ensino de línguas; com traços de avaliação formativa.
Foi possível concluir que algumas das crenças dos professores apresentam
características reflexivas, o que demonstra um potencial comportamento reflexivo
por parte dos docentes.