Representações de professor em discursos de paraninfos da área de letras: uma análise sistêmico-funcional
Abstract
Este trabalho tem o objetivo de analisar a linguagem usada por professores para construir representações do professor em onze exemplares de discursos de paraninfo, que foram analisados como gênero textual, tendo em vista as variáveis do contexto de situação em que é usado e o seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG), de acordo com Halliday e Hasan (1989). Esses textos foram produzidos por professores que atuaram como paraninfos de turmas do curso de Letras de duas universidades. Após a descrição da configuração contextual (CC), passamos à identificação dos elementos obrigatórios, opcionais e iterativos que constituem o PEG. Em relação ao contexto, o discurso de paraninfo de Letras consiste em uma mensagem de reflexão com conselhos. A distância social é máxima em relação às autoridades, mas mínima em relação aos formandos. O meio é escrito e o canal usado é oral. Com relação ao PEG, os elementos obrigatórios são as ações protocolares cumprimentos e despedidas, relatos sobre a vida acadêmica, conselhos e parabenizações. Os opcionais são descrição do curso ou da profissão, reflexão sobre o uso da linguagem e referências a autores e a textos. Os conselhos e parabenizações foram considerados também iterativos, porque aparecem em diferentes lugares do texto. Além desses, foram considerados iterativos os agradecimentos. Na sequência, foram feitas as análises léxico-gramatical e sociossemântica. Para isso, foram usados pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), especificamente sobre o sistema da transitividade e as formas de representação dos atores sociais propostas por van Leeuwen (1997). Constataram-se 11 representações para o professor, que se realizaram por orações mentais, relacionais, materiais e verbais, nas funções de Experienciador, Portador, Ator e Dizente. A partir das estruturas léxico-gramaticais, a análise sociossemântica demonstrou que o professor é incluído no discurso do paraninfo por ativação e passivação, realizadas por participação, circunstancialização e possessivação. Para organizar as representações, reunimo-las com base nas três dimensões pedagógicas de Libâneo (1994). Com relação à dimensão humana, o professor está representado como: envolvido emocionalmente; satisfeito com a docência no contexto de solenidade; quem enfrenta dificuldades e é persistente; exemplo de ética e respeito aos valores da sua cultura; quem se avalia, abre espaço para críticas e aprende com os alunos. Com relação à dimensão técnica, o professor domina os conteúdos e conhecimentos de língua e é capaz de relacionar informações de diferentes áreas; está em constante aprimoramento e atualização; é inovador. Com relação à dimensão político-social, transforma a realidade pelo uso da linguagem, mas não é valorizado.