Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação- EaD
Submissões recentes
-
Uso das TICs nas aulas de Língua Portuguesa
(2025-03-28)Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da linguagem visual mediada para o desenvolvimento das competências de Língua Portuguesa no contexto da Educação Básica. Para isso, propõe-se a definição de ... -
A importância da inclusão do ensino de competências digitais na formação discente: um caminho para o futuro
(2025-03-20)A pesquisa desenvolvida neste artigo aborda a importância do ensino de competências digitais no processo de formação do discente, buscando exemplificar sua magnitude no mundo tecnológico que nos faz habitual, considerando ... -
Mapeando informações para produção de materiais didáticos direcionados à treinamento especializado
(2025-03-28)Encontrar pessoas comprometidas, capazes e principalmente dispostas a partilhar dos objetivos organizações não é tarefa fácil para as empresas quando da necessidade de preenchimento de vagas para cargos de nível operacional, ... -
Usabilidade do Moodle UFSM em smartphones: uma avaliação sob a perspectiva discente
(2025-03-21)Este artigo investiga a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em smartphones, sob a perspectiva discente. A pesquisa, realizada por meio de um estudo de caso ... -
Desafios e necessidades formativas para a implementar a BNCC computação em Santa Maria/RS
(2024-12-23)A implementação da BNCC Computação nas escolas destacou a necessidade de uma formação docente adequada para o ensino de informática na educação básica. Assim, este estudo teve como objetivo geral investigar os desafios ... -
Criador de planos de aula da inteligência artificial Teachy uma opção para o planejamento pedagógico para docentes de uma escola da zona rural
(2025-03-28)Este estudo analisa a eficiência da plataforma Teachy no cotidiano dos professores de uma escola da zona rural de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul (RS). Além disso, investiga como a capacitação pode reduzir ... -
Arte além das paredes: museus virtuais como potencializadores do ensino de artes visuais
(2025-03-29)Este estudo investiga o uso de museus virtuais no ensino de Artes Visuais, com ênfase na plataforma “Google Arts & Culture”. Ancorado no design de experiência e na pedagogia crítica, analisa-se, por meio de revisão ... -
O ensino das orações coordenadas e subordinadas na educação básica mediado pelo Kahoot
(2025-03-28)Este trabalho apresenta uma abordagem para o ensino da gramática em sala de aula utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica para auxiliar professores no processo de ensino- aprendizagem. O objetivo é explorar como ... -
Educação 4.0: explorando a especialização em tecnologias da informação e comunicação
(2024-12-18)Este estudo, desenvolvido no âmbito da pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, analisa a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, um processo que frequentemente desafia ... -
Estratégias pedagógicas integradas: integrando atividades plugadas e desplugadas na educação infantil
(2025-02-26)A educação infantil é um período crucial para o desenvolvimento integral das crianças, sendo essencial promover práticas pedagógicas que integrem atividades plugadas (tecnologia digital) e desplugadas (experiências ... -
Explorando a inteligência artificial no ensino da matemática: um novo caminho para a alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2025-03-27)O presente trabalho intitulado “Explorando a Inteligência Artificial no Ensino da Matemática: Um Novo Caminho para a Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” foi realizado durante o ano de 2024, ... -
O poder da imagem: análise de representações visuais da temática “escravismo no Brasil” em diferentes linguagens
(2025-03-28)Este estudo investiga o poder de comunicação das imagens em diferentes linguagens visuais sobre o escravismo no Brasil. Os objetivos específicos incluem o estudo de conceitos relacionados à linguagem visual, a seleção e ... -
A linguagem visual aplicada na produção de tutoriais voltados aos docentes
(2025-03-28)A crescente digitalização das atividades educacionais impõe desafios aos docentes, que precisam se adaptar ao uso de plataformas digitais para gestão pedagógica. Nesse contexto, a qualidade dos tutoriais instrucionais ... -
A utilização das tecnologias no ensino de ciências: um estudo de caso na turma do 9º ano de uma escola pública
(2025-03-20)O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante o curso de especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, teve como temática principal a utilização de ... -
Inteligência artificial como ferramenta de apoio no planejamento e na prática docente: uma revisão sistemática de literatura
(2025-03-25)O presente estudo trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) como apoio na prática e planejamento docente em diferentes áreas do conhecimento e níveis educacionais. ... -
Gamificação no ensino: uma análise visual das interfaces de aplicativos educacionais
(2025-03-28)Este estudo visa investigar ferramentas de gamificação que potencializam estratégias de ensino-aprendizagem, de modo a aperfeiçoar o envolvimento e a motivação dos(as) alunos. O objetivo consiste em analisar a relação entre ... -
Entre o engajamento e o aprendizado: uma análise crítica de estudos sobre jogos digitais no ensino de história
(2025-02-26)O artigo aborda artigos que tratam de Jogos Digitais como ferramentas educacionais no ensino de História, explorando sua integração com metodologias ativas e tecnologias digitais. Através de uma revisão de literatura e ... -
Jogos como apoio à alfabetização de adultos: um estudo de caso
(2025-03-25)A tecnologia, cada vez mais presente no cotidiano infantil e no ambiente profissional adulto, também se mostra uma aliada valiosa na educação. Nas escolas, facilita a comunicação com os pais, o agendamento de reuniões e a ... -
Uma análise bibliográfica do Canva como ferramenta pedagógica
(2025-03-25)Este artigo analisa o uso do Canva como ferramenta pedagógica no contexto educacional atual, destacando desafios e oportunidades gerados pela rápida evolução tecnológica. Utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura ... -
Produção de textos com o uso do ChatGPT
(2025-01-07)O problema central que este artigo busca abordar é a falta de familiaridade e compreensão sobre como explorar adequadamente as funcionalidades do ChatGPT na criação de textos. O mesmo analisa o processo de criação de texto ...