Relações entre prática docente e competência linguístico-comunicativa: a perspectiva dos próprios professores
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar relações entre prática docente e competência linguístico-comunicativa de professores de Espanhol Língua Estrangeira da escola pública, por meio da inferência de suas crenças. Para tanto, identificaram-se as crenças sobre a própria competência linguístico-comunicativa dos professores e, na sequência, essas crenças foram relacionadas com a atuação relatada pelos próprios participantes em sala de aula. Os sujeitos deste trabalho foram duas professoras de língua espanhola, atuantes em escolas públicas da cidade de Santa Maria, que realizaram a formação inicial no Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Santa Maria. A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo de caso, baseada na abordagem metacognitiva de investigação de crenças (BARCELOS, 2001). Para responder ao objetivo principal, aplicou-se um questionário. Num segundo momento, realizou-se uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que os professores acreditam que a competência linguístico-comunicativa caracteriza-se pela complementaridade do componente linguístico e do comunicativo. Essa divisão em dois componentes ainda carrega uma noção estruturalista que considera que a parte linguística antecede e tem primazia sobre os componentes comunicativos e, ainda, que essa é uma crença que pode ter sido originada pela influência da nomenclatura competência linguístico-comunicativa, de Almeida Filho (1993), adotada neste trabalho. Com relação à prática docente relatada pelas professoras, verificou-se que as crenças apresentadas pelas participantes influenciam diretamente na sua atuação. Nesse sentido, concluiu-se que a insuficiência na competência linguístico-comunicativa do professor leva a severas limitações na atuação docente no que se refere ao desempenho oral.