Promovendo o letramento visual a partir do gênero discursivo notícia de popularização da ciência
Abstract
Os textos multimodais tem ganhado espaço em nossa sociedade devido principalmente a mobilizarem diferentes recursos semióticos e atenderem a demanda de uma sociedade altamente multimodal. Observa-se isso especialmente em textos multimodais científicos que lançam mão de diferentes recursos semióticos para captar e oferecer diferentes modos de significação ao leitor como imagens, vídeos, audios. No entanto, esses textos requerem um letramento multimodal em que o leitor seja capaz de decodificar e interpretar criticamente os diferentes recursos semióticos que constituem um texto multimodal seja científico ou não. Para isso, o contexto escolar e os materiais didáticos apresentam-se como grandes instrumentos para formar leitores eficientes e exigentes multimodais (ROJO, 2009), além de promover o letramento científico. Sendo assim, este estudo busca verificar como os livros didáticos têm explorado especialmente o recurso semiótico visual em textos de popularização científica, um gênero multimodal recorrente em livros didáticos de língua inglesa voltados ao ensino médio. Tal estudo está embasado na Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, MEURER 2005, 2008) e no Discurso Multimodal (KRESS; Van LEEUWEN, 1996/2006; JEWITT, 2003), duas abordagens teórico-metodológicas que reconhecem a pluralidade de linguagens que constituem as práticas sociais. Desse modo, foram analisados 21 volumes das sete coleções de livros didáticos de língua inglesa indicados pelo MEC no Guia de Livros Didáticos 2012 (PNLD, 2012). Primeiramente, foi realizado um levantamento das unidades/seções sobre a notícia de popularização da ciência nas referidas coleções. Posteriormente, os exercícios identificados que fazem alusão à imagem das notícias encontradas foram classificados de acordo com o estrato da linguagem e o(s) significado(s) que enfatizam, sendo estes significados representacional, interativo e composicional (KRESS; van LEEUWEN, 2006). Além disso, foram propostos exercícios complementares aos analisados com base nesses significados e nos estratos da linguagem. A análise revela que a maioria das coleções apresenta o gênero notícia de PC, mas apenas quatro delas exploram as imagens das notícias por meio de exercícios. Estes se concentram geralmente na seção de pré-leitura das atividades analisadas, enfatizando o estrato da semântica e da pragmática, especialmente o conteúdo proposicional da imagem. Neste sentido, apesar da alta presença e ocorrência de notícias de PC nas coleções, o potencial pedagógico da imagem parece ser ainda negligenciado.