Um estudo sobre letramentos acadêmicos de estudantes universitários em uma agência experimental de publicidade e propaganda
Resumo
O desenvolvimento de letramentos acadêmicos em determinada área do saber permite, a aquele que está aprendendo, condições para a leitura de mundo e a ação na sociedade contemporânea, o engajamento no debate da disciplina, e desenvolvimento de uma opinião quanto aos efeitos das inovações científico-tecnológicas de sua área e as eventuais consequências acarretadas por seu uso (MOTTA-ROTH, 2013a, p.145). Reconhecendo a importância dos letramentos acadêmicos no contexto universitário e na formação de estudantes, em diferentes áreas do saber, esta pesquisa busca identificar características dos processos de letramentos acadêmicos de um grupo de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda (PP) em uma agência experimental de PP alocada em uma universidade do sul do Brasil. Para isso, adota-se a perspectiva da Análise Crítica de Gêneros (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2008; 2011a), dos estudos de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998; 2006; MOTTA-ROTH 2013a) e da noção de Participação Periférica Legítima (LAVE; WENGER, 1991). Inserido no projeto guarda-chuva Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima na produção de conhecimento (MOTTA-ROTH, 2013b), este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de base etnográfica (LAUTOR; WOLGAR, 1997), na qual, foram realizadas observações das atividades sociais da agência experimental de PP. O corpus da presente pesquisa é constituído por: a) observações coletadas a partir de observação participante; b) notas de campo/fotografias; c) respostas de questionários aplicados com os membros da agência; e d) sessões de orientação entre professoras e estudantes. Nas observações e nas notas de campo, a intenção foi coletar informações acerca do contexto do laboratório. Por meio das observações e notas, detectou-se a necessidade da aplicação de questionários e da análise das sessões de orientação entre professoras e estudantes. Entende-se que as orientações por meio de processos de escrita, rescrita e edição de textos, por parte dos estudantes, com base nos apontamentos dos professores são uma fonte rica para identificar características dos letramentos acadêmicos dos estudantes. Os resultados parecem indicar que os letramentos acadêmicos dos estudantes dependem de sua interação com demais membros no laboratório e de seu engajamento em gêneros e atividades decorrentes desses gêneros na agência. À medida que esses estudantes participam, eles desenvolvem letramentos que os tornam publicitários mais experientes nas práticas de atuação profissional de PP. Aliada a essa característica, parece que os letramentos acadêmicos em PP são perpassados pelo desenvolvimento de gosto pessoal. A fala dos membros, nas sessões de orientação, é marcada por escolhas lexicogramaticais que privilegiam orações mentais emotivas (p. ex., amar, gostar, adorar). Nesse sentido, parece que processos mentais emotivos funcionam como parâmetros de ensino nesse laboratório. Esses indícios linguísticos parecem estar relacionados com a recência da área do saber da PP (PINHO, 1998; BORGES, 2002; DURAND, 2006; PÚBLIO; MADER, 2009). Com esta pesquisa, almeja-se trazer contribuições/reflexões acerca dos processos de letramentos acadêmicos tanto para área do saber da PP, como para a área do saber da Linguística Aplicada.