Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Lúdico no contexto da sala de aula

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (117.5Kb)
Data
2007
Autor
Souza, Carmem Lúcia Pazzini de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de conhecimentos e uma aluna com síndrome de Down com algumas limitações, buscamos no lúdico como um recurso de interação que podem possibilitar a construção de conhecimentos. Portanto, esse artigo refere-se à dinâmica da aprendizagem através da proposta do lúdico no contexto da sala de aula e sua contribuição no processo da aprendizagem. O trabalho procede de um estudo qualitativo que se detém à utilização de embasamentos sobre o jogo, brinquedo e brincadeira com conceitos distintos, mas estão entrelaçados no lúdico. Assim, envolvendo as atividades lúdicas que foram pesquisadas e classificadas de acordo com as necessidades dos alunos em trabalho, com resultados satisfatórios dentro das análises das experiências vivenciadas nas práticas pedagógicas, cujo desenvolvimento utiliza-se das atividades lúdicas (jogos), as quais oportunizaram o aumento da motivação, despertando o interesse no aprender, desenvolvendo as habilidades individuais e grupais da turma, bem como a importância da formação do profissional na área de ter conhecimentos lúdicos para permitir e expandir seu cotidiano pedagógico a fim de abrir novo caminho do saber.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/993
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos [42]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.