Browsing Educação Especial - EaD by Issue Date
Now showing items 1-20 of 20
-
A contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento da criança na escola inclusiva
(2007)Este artigo aborda a contribuição do lúdico na atividade de jogar e brincar da criança deficiente, e a importância dessas como meio de interação que privilegia o processo de aprendizagem e de construção do conhecimento por ... -
Cinderela surda: marcas da cultura surda
(2007-11)O artigo objetiva inicialmente fazer uma discussão acerca da obra de literatura infantil Cinderela Surda, na versão em Libras, mostrando também a existência de uma linha que propõe a apresentação de um personagem diferente. ... -
Representações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiais
(2007-12)A presente pesquisa volta-se para as representações docentes em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais. A questão central de tal análise situa-se em torno da sua identificação a fim de investigar ... -
Lei de Acessibilidade: (re)criando espaços escolares acessíveis?
(2007-12)Uma nova realidade educacional se apresenta no Brasil - a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Tal realidade nos mostra à inadequação dos prédios escolares devido à falta de condições de acessibilidade ... -
A afetividade e o desenvolvimento da aprendizagem
(2007-12)O presente artigo aborda a afetividade e as relações interpessoais na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, com ou sem dificuldades cognitivas. Um dos eixos das mudanças na educação passa pela transformação da mesma ... -
Influência da inter-relação entre ambiente e criança com síndrome de down no desenvolvimento cognitivo e social
(2007-12-01)O objetivo desse estudo é investigar a influência no desenvolvimento cognitivo e social da inter-relação entre ambiente e a criança com Síndrome de Down. Através de uma pesquisa bibliográfica foram consultados livros, ... -
O processo de inclusão escolar: estudo de caso de uma aluna autista
(2007-12-01)Considera-se que a práxis educativa deve respeitar as diferenças apresentadas pelo alunado e trabalhar de acordo com as necessidades educacionais avaliadas pelo educador, ou seja, conforme as necessidades especiais deve ... -
Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
(2007-12-01)O presente artigo monográfico tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca do papel da Estimulação Essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down. O estudo aborda três aspectos ... -
A hospitalização escolarizada: possibilidades de atenção à aprendizagem infantil em contexto hospitalar
(2007-12-01)Este artigo pretende trazer reflexões sobre a hospitalização escolarizada, trazendo à tona as possibilidades educativas de atenção ao processo de aprendizagem infantil em contexto hospitalar. Para tanto, centra tal reflexão ... -
A influência dos espaços educativos na formação do sujeito com deficiência
(2007-12-01)Para a concretização deste trabalho partimos do pressuposto de que a família possui papel determinante na construção das primeiras concepções de mundo do indivíduo, e de que o sistema educacional precisa dar continuidade ... -
Surdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo
(2007-12-01)O presente artigo monográfico, intitulado Surdez: Dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo, teve como objetivo investigar a experiência de inclusão de um aluno surdo no sistema regular da Educação Infantil ... -
As influências dos fatores distais e proximais no processo de inclusão escolar: um estudo de caso
(2007-12-01)Nas instituições escolares, o paradigma inclusivo propõe a inserção, a permanência e o sucesso do aluno com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, essas proposições estavam presentes apenas nos documentos legais ... -
Experiências em letramento com alunos surdos na educação infantil
(2007-12-01)A proposta deste trabalho traz questões referentes à produção em letramento de uma aluna surda, que freqüenta a educação infantil. A pesquisa foi efetuada a partir de algumas observações realizadas na Escola Estadual de ... -
Inclusão nos anos finais, o que estamos fazendo?
(2007-12-01)Neste estudo apresentamos uma discussão sobre o processo de inclusão de um aluno com deficiência mental nos anos finais do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2006. Procuramos analisar o processo de inclusão do ... -
A informática como apoio no ensino da arte para o aluno com deficiência mental
(2007-12-01)A arte é um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, sendo um dos meios que permite a comunicação entre indivíduos, possibilitando a compreensão do mundo das culturas e o nosso, em particular. A concepção ... -
Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
(2007-12-01)O presente artigo monográfico teve como objetivo investigar o processo de inclusão educacional dos alunos surdos na rede municipal de Boa Vista do Incra, Rio Grande do Sul. Para tanto, a coordenação e a equipe diretiva ... -
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
(2007-12-01)Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - ... -
Formação de professores e educação de surdos: uma análise cultural dos discursos da diversidade
(2007-12-01)Esta pesquisa discute a produção de significados e seus efeitos de verdade. Nesse sentido, pretende problematizar os discursos que inventam a subjetividade educacional surda no Projeto Educar na Diversidade, produzido ... -
As representações sociais construídas pelos colegas ouvintes acerca de um aluno surdo
(2007-12-01)O presente artigo monográfico apresentará um esclarecimento sobre a construção da representação surda frente a ouvintes, dentro do contexto de sala de aula. Fazendo uso de uma linguagem simples e significativa, por meio ... -
Autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidade ou utopia?
(2007-12-01)Buscar a autonomia como possibilidade na educação especial significa, indiscutivelmente, respeitar o aluno com necessidades educacionais especiais; permitir que se desenvolva integralmente em meio às circunstâncias em ...