Representações do trabalho docente: qual a construção presente no discurso do futuro professor de língua portuguesa?
Fecha
2015-12-17Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação de mestrado teve como principal objetivo perceber a construção das representações pertinentes ao trabalho docente apresentadas por um aluno de licenciatura em Letras. A fim de chegarmos a esse objetivo, levamos em consideração o entendimento que o professor em formação tem acerca das ações e das atividades que envolvem esta profissão e o processo de decisão que o levou a cursar uma licenciatura e a seguir nesta carreira. Por isso, optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho longitudinal, a partir de uma análise qualitativa dos dados, com a finalidade de compreender a singularidade das experiências do sujeito entrevistado. Este trabalho esteve sob orientação dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), de Bronckart e Bronckart e Machado. A escolha por essa teoria se deve à importância dada por ela ao estudo do papel da prática da linguagem (agir discursivo) em situações de trabalho, nesse caso especificamente, do trabalho docente. Assim, a proposta do ISD é analisar (compreender) as relações entre linguagem e trabalho (docente). Para pensar essas relações, este trabalho trouxe como primeira ação a realização de entrevistas, com início no ano de 2011, com um aluno ingressante, neste mesmo ano, no Curso de Letras de uma Universidade. Foram realizadas ao total quatro entrevistas em momentos pontuais da graduação deste estudante, a saber: primeiro semestre (início do curso), terceiro semestre (período anterior às disciplinas didáticas e ao estágio), quinto semestre (período posterior às disciplinas e anterior ao estágio) e oitavo semestre (período posterior ao estágio). A partir dos textos gerados, procuramos analisá-los tendo como base, primeiramente, o contexto de produção seguida dos três níveis propostos pelo ISD, sendo eles o organizacional, o enunciativo e o semântico. A análise nos permitiu responder às nossas questões de pesquisa, chegando à conclusão: de que o papel social, predominante nos textos, exercido por nossa entrevistada foi o de estudante de graduação; de que S13 entende o professor como principal actante no trabalho docente, instaurando-o como ator, e os alunos como agente; que, para a entrevistada, o trabalho do professor se constitui como interpessoal, pessoal, por vezes impessoal e, também, interacional; verificamos que sua percepção sobre a profissão é constantemente acompanhada pela insegurança, apesar de apresentar a certeza do desejo em seguir na carreira docente. Portanto, com base no que identificamos nas entrevistas, S13 representa o trabalho docente como algo prazeroso e ao mesmo tempo complexo, visto que exige tanto conhecimento teórico quanto conhecimento do humano. Ainda, nossa entrevistada entende que o estágio curricular obrigatório se faz de extrema importância para a formação profissional docente, pois é o momento da formação em que o aluno está ligado diretamente à prática, permitindo refletir e ressignificar seu agir.