Navegação por orientadores "Salva, Sueli"
Itens para a visualização no momento 21-35 of 35
-
Das memórias à formação inicial: escrevivências de racismo para pensar um processo formativo decolonial
(2022-08-16)Este trabalho escrito para fins de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta como temática de pesquisa o racismo, a partir de experiências trazidas das memórias ... -
“Eu não posso brincar de boneca, boneca é coisa de menina”: uma pesquisa com crianças sobre identidades de gênero na educação infantil
(2018-08-20)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, no contexto da Educação Infantil, abordando ... -
Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa
(2016-08-12)A pesquisa abordou questões relacionadas às Políticas Públicas e Práticas Escolares e seus desdobramentos no campo da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, tendo como metodologia o estudo ... -
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
(2018-12-13)Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira ... -
A experiência pedagógica com/entre/para os bebês e a constituição da docência: narrativas de professoras da rede municipal de Santa Maria
(2022-02-17)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e ... -
O cotidiano na educação infantil: espaços, tempos, ações e o lugar dos bebês
(2018-01-23)A Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político brasileiro, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
“Meninas não gostam de carros, meninos não prestam atenção”: identidades de gênero no contexto escolar
(2018-08-17)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à linha de pesquisa LP2-Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como ... -
“Nunca peguei um nenê no colo”: traços e pontos sobre gênero construídos por crianças nas suas interações e brincadeiras
(2020-05-26)Esta dissertação tem como temática de estudo as questões de gênero na Educação Infantil, um olhar através das brincadeiras e interações das crianças pequenas. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da ... -
Famílias que vivem na CEU/UFSM: crianças, mães e fragmentos de sua cotidianidade
(2020-10-23)Esta dissertação tem como temática o estudo sobre as infâncias e a produção de culturas infantis na cotidianidade a partir das relações estabelecidas entre crianças-jovens, crianças-adultos e crianças-crianças. Objetiva ... -
O protagonismo das mulheres estudantes no movimento Ocupa UFSM
(2018-12-03)Este trabalho materializa a pesquisa narrativa sobre o tema protagonismo das mulheres estudantes no movimento Ocupa CE/UFSM. A perspectiva teórica está ancorada em Connelly e Clandinin (2015), que consiste em uma forma ... -
"Uaauuuu! o que houve aqui profe?" experiências enriquecedoras no contexto da educação infantil do IEEOB
(2016-09-09)O presente trabalho apresenta a reflexão da prática educativa desenvolvida no contexto da Educação Infantil do Instituto Estadual de Educação do Olavo Bilac (IEEOB), evidenciando quais intervenções pedagógicas que podem ... -
Entre zonas de silêncio e (re)existências: a trajetória de crianças venezuelanas nas escolas de educação infantil de Santa Maria/RS
(2022-12-15)O aumento dos fluxos migratórios para o Brasil a partir de 2010 impôs um novo olhar para as migrações internacionais, principalmente oriundas do Sul Global. Dentro desse contexto, aumentou também o número de crianças ... -
Professora eu tenho uma coisa pra falar : as culturas infantis em um contexto institucional da educação infantil
(2016-08-16)Pesquisar com as crianças, dar-lhes voz e tentar traduzir em palavras suas ações e pontos de vista configura-se em uma tarefa desafiadora, inquietante e necessária no intuito de considerarmos as crianças sujeitos ativos e ... -
Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero
(2017-08-24)As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua ... -
Os corpos desviados na escola: transgredindo as fronteiras binárias e heteronormativas.
(2022-07-14)Esta pesquisa aborda a temática de corpo e gênero na educação e está vinculada ao Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática de corpo e gênero na escola. Tem por objetivo geral ...