Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PROFESSORA EU TENHO UMA COISA PRA FALAR : AS CULTURAS INFANTIS EM UM CONTEXTO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
URRUTIA, KEILA DE OLIVEIRA.pdf (2.153Mb)
Data
2016-08-16
Autor
Urrutia, Keila de Oliveira
Primeiro orientador
Salva, Sueli
Primeiro membro da banca
Lima, Graziela Escandiel de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Pesquisar com as crianças, dar-lhes voz e tentar traduzir em palavras suas ações e pontos de vista configura-se em uma tarefa desafiadora, inquietante e necessária no intuito de considerarmos as crianças sujeitos ativos e produtores de cultura. Na tentativa de olhar para as crianças como sujeitos que não somente aprendem elementos da cultura, mas contribuem na sua produção, este trabalho buscou investigar como as culturas infantis são produzidas pelas crianças e consideradas pelos adultos em um contexto institucional da Educação Infantil, a partir da noção de Reprodução Interpretativa e do conceito de Cultura de Pares de William Corsaro. A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2) do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi realizada com um grupo de 20 crianças de pré-escola inseridas em uma escola de Anos Iniciais da cidade de Santa Maria/RS. A metodologia esteve ancorada na perspectiva qualitativa do tipo etnográfico a partir de Lüdke e André (2014) e Geertz (2008) por considerar que esta é a metodologia que melhor pode fazer emergir os aspectos que dizem respeito às crianças. A produção de dados foi construída através da observação participante e registros em Diário de Campo, fotografias e vídeos. A investigação acerca das experiências das crianças evidenciou que em suas ações no cotidiano da pré-escola elas reproduzem o mundo de maneira interpretativa e criativa, criam e estabelecem formas singulares e inovadoras de interagirem com seus pares, desafiam a autoridade adulta e reivindicam seu lugar de ator social. Nesta perspectiva a pesquisa aponta a necessidade de os professores escutarem as crianças e considerarem suas maneiras de ser e estar no mundo, seus pontos de vista, desejos, interesses e necessidades para assim dialogar com elas e contribuírem na construção de uma educação que atenda as crianças.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7275
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [551]

Itens relacionados

Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.

  • Cultura visual e cultura digital: mídia e identidade em arte educação 

    Baldissarelli, Alessandra (2013)
    Este artigo aborda a relação aluno-mídia-identidade através da análise dos elementos da cultura visual presentes em seu cotidiano físico e virtual. As ferramentas digitaisutilizadas no trabalho de leitura de imagens na ...
  • Cultura de quem? Uma análise da regulação da cultura na sociedade contemporânea 

    Corrêa, Lucas Brum (2015-12-16)
    Esta monografia tem como intuito compreender de que forma ocorrem os processos de regulação da cultura na sociedade contemporânea. A regulação da cultura diz respeito ao modo como as práticas sociais de uma população são ...
  • USO DE SENSOR DE VEGETAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA NUTRIÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO ALGODOEIRO E SENSOR DE SOLO NO ESTUDO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA NA CULTURA DO MILHO 

    Tabaldi, Fabiano Maurício (2013-12-13)
    O uso de técnicas de sensoriamento remoto pode eliminar a necessidade de extensivas amostragens na lavoura diminuindo o custo da amostragem além de aumentar a acurácia dos resultados obtidos. Nesse contexto, o presente ...

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.