• Um estudo de caso envolvendo pensamento computacional e o uso do Scratch 

      Cavazin, Jucélia (2020-12-08)
      Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para o aprendizado de programação no Ensino Fundamental, na escola de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, localizada no município de ...
    • A utilização de rede social por pessoas da terceira idade 

      Cordeiro, Sirlene Xavier da Silva (2014-07-12)
      O presente artigo tem por objetivo motivar o uso do facebook por pessoas da Terceira Idade, considerando que a rede social é uma tecnologia cada vez mais se faz mais presente no cotidiano das pessoas. O trabalho foi ...
    • Capacitação tecnológica em EaD 

      Cordenonsi, Andre Zanki (2008)
      A disciplina está focada em três aspectos essenciais: a) a capacitação tecnológica acerca da computação, tanto técnica quanto de terminologia; b) a capacitação sobre os meios de comunicação que permeiam a tecnologia; e c) ...
    • Realidade virtual e aumentada como metodologia na educação 

      Correia, Augusto Josias Rodrigues (2022-02-08)
      Este artigo aborda os conceitos da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), e suas atuações no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral dessa proposta é analisar a aplicação dos recursos da Realidade ...
    • Eletromagnetismo 

      Costa, José Antônio Trindade Borges da (2010)
      Nesta disciplina de Eletromagnetismo do curso de Física EaD, vamos estudar o campo de indução magnética a partir da sua ação sobre cargas em movimento e cálculos e efeitos dessa ação em diferentes situações. Ao final o ...
    • Informática básica 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Macedo, Ricardo Tombesi; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Atualmente é indiscutível a importância da informática na vida das pessoas. Os computadores revolucionaram a vida cotidiana, tornando-se uma ferramenta indispensável para a sociedade, influenciando em todos os seus aspectos. ...
    • Matemática I 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Camargo, Mariza de; Fortes, Patricia Rodrigues; Bortolini, Cristiano (2017)
      A disciplina de matemática Discreta abordará os conteúdos relevantes na computação, principalmente nas áreas de programação e modelagem matemática. Este livro abordará conceitos básicos sobre a Teoria dos Conjuntos e ...
    • História e organização da educação brasileira 

      Cunha, Jorge Luiz da (2013)
      A disciplina de História e Organização da Educação Brasileira, está dividida em 5 unidades. A unidade 1, A educação brasileira da colônia ao império e primeira república (1549-1930). A unidade 2, A Educação brasileira na ...
    • Linguagem visual 

      Dalmazzo, André Krusser (2007)
      Nesta disciplina de Linguagem Visual, podemos dizer que a concentração do conhecimento está na compreensão da narrativa através de imagens a partir do estudo de elementos de comunicação visual. Atualmente a utilização da ...
    • Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 

      Damilano, José Luiz Padilha (2005)
      Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Antropologia das populações rurais 

      David, Cesar de (2017)
      A disciplina de Antropologia das Populações Rurais objetiva-se identificar e analisar algumas perspectivas antropológicas, a partir da apresentação de noções básicas da disciplina, como cultura, natureza, etnicidade, ...
    • Blockchain na educação: um avanço tecnológico em uma era moderna 

      Debesaitis, Lucas Felipe (2020-12-09)
      Este artigo propõe o desenvolvimento de um estudo sistemático de soluções que usem Blockchain na área da educação. Pesquisar e comprovar como o uso deste sistema pode aumentar o rendimento e agilidade nos processos educativos, ...
    • A importância dos jogos digitais educacionais na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual 

      Delavy, Rozeni Centenaro (2020-12-10)
      Este artigo apresenta um estudo de caso compreendendo a aplicação de jogos educacionais digitais no processo de alfabetização e letramento dos alunos com deficiência Intelectual. O estudo de caso foi realizado com educadores ...
    • Princípios de conservação 

      Dorneles, Lucio Strazzabosco (2013)
      Na primeira unidade, Trabalho e Energia, iremos estudar em detalhe um tipo de energia que tem um papel muito importante na nossa vida: a energia do movimento, ou energia cinética. Na segunda unidade, Conservação da Energia. ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Geografia II 

      Facco, Janete; Cancelier, Janete Webler (2019)
      A disciplina de Geografia II apresenta conhecimentos relacionados à área da Geografia Física, a qual é utilizada para investigar os elementos naturais que compõem o espaço terrestre, assim como as características e ...
    • Jogos educativos matemáticos 

      Ferreira, Alexsandro Michels (2020-12-11)
      Este trabalho de Graduação de Licenciatura em Computação possui, como objetivo geral, realizar um estudo qualitativo sobre Jogos Educativos Matemáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma atividade ...
    • Álgebra linear 

      Ferreira, Inês Farias (2010)
      A Álgebra Linear fundamenta-se em duas operações básicas envolvendo vetores: a adição entre dois vetores e a multiplicação de um número, que chamamos de escalar, por um vetor. Na unidade 1, Introdução aos Vetores, estaremos ...
    • A utilização de jogos online em sala de aula 

      Ferreira, Juliane Meireles Michles (2020-12-11)
      Este artigo propõe realizar uma pesquisa sobre a utilização de jogos online em sala de aula, com a intenção de analisar as principais motivações que permitam ao professor utilizar jogos como apoio aos processos de ensino ...