Navegação por orientadores "Bridi, Fabiane Romano de Souza"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 34
-
Grupo de pais: um dispositivo potencializador da escolarização de alunos com autismo
(2022-02-08)Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais demandas dos pais em relação ao desenvolvimento e escolarização dos filhos com autismo. Essa temática se justifica por ser uma demanda institucional do ... -
Avaliação em larga escala: participação do aluno público alvo da educação especial
(2017-08-30)A política de avaliação em larga escala e as políticas para uma educação escolar inclusiva têm ganhado espaço de discussão e de prática por pesquisadores e educadores, sendo alvo de críticas e problematizações por gerarem ... -
A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
(2010-12-20)Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar ... -
Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS
(2018)O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, ... -
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
(Pós) ensino remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
(2023-10-30)Esta dissertação vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
(2023-03-30)O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
(2020-10-27)A presente Dissertação de Mestrado Profissional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), propõe o tema “Era uma vez o Ateliê: Uma ... -
Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
(2016-10-26)O presente estudo intitulado “Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor” tem como objetivo geral conhecer como ocorre a atuação do profissional de apoio/monitor no contexto de ... -
Trajetórias de vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
(2022-12-16)A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Desempenho escolar em uma escola no campo - contingentes do fracasso escolar
(2019-07-11)Esta pesquisa possui como objetivo principal analisar e discutir o desempenho escolar dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da EMEF João Gonçalves Vieira no período de 2010 – 2017. Como preocupação temática ... -
Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
(2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política ... -
A arte como potencializadora de ações inclusivas
(2010)Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de ... -
Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura.
(2019-07-11)A pesquisa emerge de problematizações acerca dos saberes docentes que constituem a organização das práticas pedagógicas no cenário educacional brasileiro. Tendo como lócus a formação inicial de professores, objetiva ... -
Interfaces da gestão escolar: o ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas
(2017-08-31)Ações colaborativas entre professores da Educação Especial e do ensino comum vem sendo discutidas como uma possibilidade potente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a partir da organização das ... -
A educação especial na educação do campo: as configurações de uma escola da rede municipal de ensino
(2017-03-08)A presente pesquisa versa sobre a educação especial no contexto na educação do campo da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, justificando-se pelas poucas pesquisas envolvendo o contexto das escolas do campo e dos ... -
Formação de professores para uma educação inclusiva
(2010-12-20)A inclusão educacional vem acontecendo sem um planejamento sistêmico, que vai muito além da sala de aula. Esqueceu-se que o paradigma da inclusão educacional define que as escolas precisam ser repensadas e reorganizadas ... -
Atendimento educacional especializado na educação superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
(2021-03-11)O presente estudo surgiu com a intenção de ampliar as reflexões acerca das ações da Educação Especial no contexto da Educação Superior. Considera-se que, desde o ano de 2007, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM vem ... -
Capacitação docente e o desafio da educação inclusiva
(2010-12-20)O trabalho a seguir caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de investigação que tem por objetivo conhecer como a inclusão escolar vem sendo trabalhada com os alunos de uma escola de formação do Curso Normal. Para a ... -
Avaliação, identificação e encaminhamentos de estudantes com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Manaus
(2023-01-25)O presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação e encaminhamento dos estudantes com deficiência intelectual na Semed (Rede Municipal de Ensino de Manaus), a partir da ação do Complexo Municipal ...