Navegação por orientadores "Freitas, Soraia Napoleão"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 64
-
"Como Pedro um menino autista relaciona-se com o mundo?"
(2007)A escolha do tema apareceu como uma curiosidade: "Como Pedro, um menino autista, se relaciona com o mundo externo, do qual depende?" Crianças com autismo apresentam, desde cedo, um distúrbio severo do desenvolvimento, ... -
Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
(2007)O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação ... -
O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
(2014-12-04)A realidade dinâmica manifestada em uma Instituição de Acolhimento perpassa as situações das vidas das pessoas presentes no local como também as relações de trabalho dos profissionais que atuam junto à diversidade humana ... -
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
(2010)A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ... -
A inclusão na diversidade como desafio para educação nacional: considerações sobre a educação de surdos
(2010)A atual proposta educacional propõe a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente no ensino regular promovendo-a por extensão, nos diferentes segmentos da sociedade. Contudo pensar na ... -
O desenvolvimento do portador de necessidades especiais de 5 a 7 anos através da metodologia ativa: um estudo de caso em Rio Pardo
(2004-07-16)Este trabalho consiste em um estudo que tem como objetivo investigar como aulas ativas ajudam no desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especi-ais com deficiência mental, encorajando o uso da criatividade, ... -
Formação de professores para educar na diversidade
(2010)O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ... -
Inclusão educacional: caminhos trilhados para o processo de escolarização
(2010)A temática da Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nos mais diversos segmentos sociais tem sido amplamente discutida nas últimas décadas e, como assunto de grande relevância, continua sendo uma área ... -
O cinema e a história de vida: representações de um estudante com altas habilidades/superdotação acerca da identidade resiliente
(2016-07-26)Esse estudo teve como foco de investigação a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) utilizando, para tanto, como subsídios metodológicos a Fotografia e o Cinema, com seus recursos de imagem e de narrativas ... -
Estratégias de acessibilidade educacional para e por estudantes com altas habilidades/superdotação
(2013-03-25)Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público- alvo da Educação Especial, que deve oferecer diferentes formas de atendimento a estas pessoas, sendo que uma dessas é o enriquecimento extraescolar. ... -
A cultura escolar e a formação docente – agentes determinantes do sucesso discente
(2002-03-27)Este estudo busca descrever como a cultura escolar influencia no resultado da aprendizagem (sucesso/fracasso) dos alunos. Tendo em vista que esta questão vem sendo discutida e os componentes que a integram têm significado ... -
Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
(2009-08-08)Esta pesquisa está baseada no retrospecto histórico da educação especial: que compreendia o período da segregação, integração e inclusão frente às pessoas com necessidades educativas especiais(NEE). O capítulo I enfatiza ... -
Política para inclusão de alunos com necessidades educacionais:um estudo em universidades e centro universitário de Santa Maria - RS
(2007-05-21)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa foi desenvolvida ... -
As representações sociais dos professores de alunos com síndrome de Down incluídos nas classes comuns do ensino regular.
(2006-03-21)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolvemos essa ... -
A gestão universitária: acessibilidade e políticas institucionais para a inclusão educacional
(2010-10-05)O presente estudo teve como objetivo buscar caminhos de como vêm sendo reconhecidas as políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior e articuladas com as medidas de acessibilidade. Para a realização de tal ... -
Crianças índigo e com altas habilidades/superdotação: aproximações e distanciamentos no contexto educativo
(2013-04-16)O contexto educacional, mais precisamente o escolar, tem sido palco de diversas discussões, tanto no que concerne às metodologias de trabalho, didática e políticas públicas, quanto em relação aos sujeitos que compõem tal ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
Altas habilidades/superdotação e acadêmicos idosos: o direito à identificação
(2016-02-12)Esta tese está vinculada ao curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A relevância e ... -
Acadêmico idoso no ensino superior: características de altas habilidades/superdotação?
(2012-03-21)Esse estudo teve como objetivo discutir sobre a continuidade da aprendizagem do indivíduo idoso a partir da investigação de características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em acadêmicos idosos inseridos no ensino ... -
Precocidade na educação infantil: e agora professoras?
(2011-03-30)Este estudo teve como investigação a conceitualização de precocidade entre os professores de Educação Infantil, bem como buscou determinar o lugar que a criança, dita precoce, ocupa nessa etapa escolar e quais os recursos ...