A gestão universitária: acessibilidade e políticas institucionais para a inclusão educacional
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Data
2010-10-05Autor
Costa, Anelise dos Santos da
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O presente estudo teve como objetivo buscar caminhos de como vêm sendo
reconhecidas as políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior e
articuladas com as medidas de acessibilidade. Para a realização de tal investigação foi
necessário recorrer aos conceitos dos diferentes elementos que compõem a gestão de
uma instituição de ensino, ou seja, estiveram presentes ao longo da escrita, o projeto
pedagógico institucional, a gestão educacional e universitária, bem como as políticas
públicas educacionais e de inclusão educacional. No decorrer do estudo, o intuito foi de
relacionar os subsídios acima descritos com o processo de inclusão e de acesso de
acadêmicos com necessidades educacionais especiais. Como suporte metodológico
para a realização do estudo, foi utilizada uma pesquisa documental, descritiva, com
abordagem qualitativa, pois a intenção não foi a de elencar e mensurar de forma
numérica, mas sim, proporcionar ao leitor como o processo de inclusão é percebido na
Universidade Federal de Santa Maria, sujeito desta pesquisa. Assim, como resultado
desta pesquisa, foi possível reconhecer a necessidade de referencias a cerca das
ações inclusivas propostas pela instituição, no projeto político institucional.
Coleções
- Gestão Educacional [289]