Navegação por orientadores "Oesterreich, Frankiele"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 36
-
Laboratório de informática educacional enquanto espaço de inclusão digital na escola municipal de ensino fundamental Fundação Bidart, Bagé/RS: um estudo de caso
(2011)O presente trabalho traz à discussão a utilização do laboratório de informática educacional como um espaço pedagógico e de inclusão digital dos alunos, tendo como referência a Escola Municipal de Ensino Fundamental ... -
Contribuições das mídias no trabalho com gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa
(2011)Tendo em vista o desenvolvimento das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC s) no cenário da Educação e mais especificamente, dentro do cotidiano escolar, surgiu um novo conceito de conhecimento, pois as ... -
As mídias como recurso educacional na educação especial: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, Capão do Cipó, RS
(2012)O referido artigo apresenta os resultados do estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, no município de Capão do Cipó, RS, tendo como público alvo quatro educadoras com formação em ... -
A imagem também é um texto?
(2013)O presente artigo relata o trabalho realizado durante a pesquisa A Imagem é também é um Texto?, desenvolvido com duas turmas do 6º ano da rede pública estadual. Os alunos dessas turmas apresentam limitações na produção ... -
O rádio no contexto escolar: novas oportunidades de comunicação e cidadania
(2011-12-10)Este artigo aborda o planejamento e montagem de uma rádio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano, na cidade de Cachoeira do Sul/RS, para ser utilizada como meio de comunicação entre os alunos do sexto ano ... -
O blog como meio de reflexão de atitudes violentas: um estudo a partir da Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira/RS
(2011)Este estudo pauta-se em dois fenômenos que atualmente fazem parte do cotidiano escolar. O primeiro diz respeito à tecnologia que hoje faz parte em todas as esferas da vida social, principalmente no meio da comunicação e ... -
Construção de um livro infantil: a mídia impressa em destaque
(2014-12-18)Esta pesquisa teve como objetivo analisar como acontece a criação de um livro impresso de material alternativo em uma Escola Municipal de Educação Infantil no Município de Três Passos/RS. Para tanto, buscou-se fundamentação ... -
Tecnologia assistiva : um recurso potencializador no desenvolvimento de uma aluna com paralisia cerebral na educação infantil
(2011-09-12)O presente artigo tem por objetivo apresentar estratégias que possibilitem potencializar a aprendizagem de uma aluna com Paralisia Cerebral (PC) por intermédio da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto escolar. A criança ... -
Professores e mídias: uma relação entre conhecimentos, atitudes e capacidades pedagógicas
(2011)O presente estudo apresenta a relação entre as habilidades, conhecimentos e atitudes dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio da zona periférica da cidade de Cachoeira do Sul, RS referente às ... -
A importância do uso das mídias na alfabetização de alunos deficientes auditivos
(2014-12-18)Este trabalho tem como objetivo principal promover uma reflexão sobre o processo de alfabetização de deficientes auditivos nas escolas regulares de ensino e agregar o uso das mídias nesse sistema. Procura salientar a ... -
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
(2013)O presente trabalho visa verificar se a propaganda consiste em uma alternativa didática eficaz para o uso na escola. Para tanto, utiliza as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan em sala de aula, ... -
Leitura e mídias: desafios e oportunidades
(2013)Descreve-se neste artigo uma proposta de trabalho que estuda as possibilidades e relações de diferentes mídias como formas de incentivo à leitura. O objetivo é investigar através de diferentes atividades as possibilidades ... -
A gestão, tecnologia da informação e sustentabilidade na administração de cadernos de chamada
(2011)Este artigo surgiu da dificuldade que os professores enfrentam em seu cotidiano letivo no preenchimento manual do caderno de chamada em razão de esforços repetitivos. A solução para tal tarefa foi o aprimoramento do ... -
O domínio da ferramenta computador por alunos de uma localidade da zona rural do município de Passo do Sobrado/RS
(2011)Este estudo visa mostrar alguns resultados teóricos da pesquisa sobre o domínio da ferramenta computador por alunos de séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Antônio de ... -
As tecnologias e mídias utilizadas pelos professores do ensino médio em suas práticas pedagógicas
(2011)Este artigo busca conhecer e analisar as mídias e tecnologias que os professores, que atuam no ensino médio, utilizam nas suas práticas pedagógicas e no desenvolvimento de suas aulas, e que podem agregar conhecimento à ... -
A informática como ferramenta potencializadora da aprendizagem em alunos no período de alfabetização
(2011-06-24)Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de verificar e validar a informática como uma ferramenta eficiente e potencializadora na aprendizagem dos alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Mauá, de Santa ... -
As mídias como recurso potencializador dos projetos escolares
(2011)As atividades abordadas, neste artigo, retratam as dinâmicas proporcionadas por mídias diversificadas no contexto escolar, explorando a leitura com sua diversidade de gêneros e tipologias que permeiam concomitantemente no ... -
A importância dos objetos de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2013)Este artigo tem como objetivo investigar a importância dos objetos de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, a pesquisa de caráter qualitativo, embasou-se na metodologia do estudo de caso em que ... -
A importância de formatar adequadamente os trabalhos escolares
(2014-12-19)Este trabalho busca expor a importância da formatação adequada dos trabalhos esco-lares, afirmando que a mesma contribui para a compreensão do texto e para uma boa impressão visual do mesmo. O uso ou contato constante com ... -
Redes sociais e letramento: hibridismo exigido na sociedade pós-moderna
(2013-12-12)Este artigo apresenta uma análise realizada tendo como base um projeto pedagógico em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Oliva Lorentz Schumacher, modalidade EJA, que tem como foco as redes sociais, ...