Professores e mídias: uma relação entre conhecimentos, atitudes e capacidades pedagógicas
Resumo
O presente estudo apresenta a relação entre as habilidades, conhecimentos e
atitudes dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio
da zona periférica da cidade de Cachoeira do Sul, RS referente às mídias e a sua
predisposição para utilizarem os computadores numa perspectiva de inovação
curricular. Baseados nos dados resultantes a partir da aplicação de um
questionamento na referida escola, objetivou-se analisar o contexto em que as
mídias se fazem presentes no cotidiano escolar, além de avaliar a integração entre
docentes e supervisão visando diagnosticar o avanço do uso dos recursos
tecnológicos no fazer pedagógico. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo
de caso, apresentando uma abordagem qualitativa, envolvendo uma pesquisa
bibliográfica e utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os
resultados apontam para professores que necessitam de capacitação para a
utilização das tecnologias como recurso pedagógico e como fatores que dificultam
esse processo são apontados principalmente a desmotivação, a falta de domínio
das tecnologias e as posturas das equipes diretivas, que não promovem e nem
incentivam o acesso e o uso das tecnologias como recurso didático-pedagógico.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]