Navegação por programa "Programa de Pós-Graduação em Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 1189
-
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
O mundo do trabalho em livros didáticos de projeto de vida para o ensino médio
(2022-12-07)Projetar é uma ação humana recorrente que envolve, a partir do presente, antever possíveis acontecimentos em nossas vidas. Recentemente, o termo Projeto de Vida surgiu entre as discussões promovidas no processo de criação ... -
Juventude feminina e a divisão sexual do trabalho no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFFAR – Campus São Borja
(2018-10-01)Esta Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trata da juventude feminina e da educação profissional integrada ao ensino médio e ... -
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores
(2008-06-10)O presente estudo teve por objetivo contribuir para uma melhor compreensão das formas de organização e desenvolvimento dos Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, nos propusemos a responder o ... -
Integração de tecnologias educacionais em rede pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para a educação profissional: portais e recursos educacionais digitais
(2019-08-29)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Ele trata da utilização dos Recursos Educacionais Digitais ... -
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
(2017-06-30)Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa ... -
A realidade do professor substituto nas universidades da região sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente
(2010-04-01)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado teve como propósito principal conhecer a realidade do ... -
Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina
(2009-07-10)O presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, ... -
Competências na formação docente: um olhar hermenêutico
(2015-06-17)A tese intitulada Competências na formação docente: um olhar hermenêutico inscreve-se no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objeto de pesquisa a ... -
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
(2002-06-11)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá ... -
Teoria da atividade e mediação tecnológica livre na escolarização a distância
(2006-05-26)Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. ... -
O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
(2021-02-01)O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor, profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
(2004-03-04)O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede ... -
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente
(2015-08-27)Esta dissertação de mestrado aborda a situação dos professores atuantes na Escola Municipal Rural Maringá em Araguatins, Região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Relata os resultados de pesquisa qualitativa do tipo ... -
Robótica educacional na formação continuada de professores: inovação nas práticas educativas da educação básica
(2021-11-30)Essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inserção da Robótica Educacional (RE) na formação continuada de professores potencializa a inovação das práticas educativas. Para isso, foram organizados dois ciclos ... -
Desenvolvimento psíquico e orientação de estágio supervisionado de ensino: um estudo sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
(2022-12-15)A partir do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, especificamente da Teoria da Atividade de Leontiev e Davidov, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado de ensino. ... -
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica
(2016-07-29)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação musical de um professor de música incide em suas práticas docentes na educação básica. Tal pesquisa foi delineada ...