Navegação por orientadores "Veiga, Adriana Moreira da Rocha"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 44
-
Caminhos da docência no Instituto Federal Farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica
(2014-01-31)Este estudo tem como tema caminhos da docência no instituto federal farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica, encontrando-se vinculado à Linha de Pesquisa: Formação, ... -
Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
(2019-07-31)Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
Gênese e desenvolvimento dos saberes pedagógico-tecnológicos na docência em Arquivologia (UFSM) frente à convergência digital
(2015-06-29)Esta investigação científica, realizada no contexto da Linha de Pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Entre o presencial e o virtual: movimentos em direção a novos saberes da docência superior
(2013-03-25)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem por objetivo geral ... -
Constituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em educação a distância - EaD
(2013-03-26)O conceito de comunidade é amplo e apresenta diferentes dimensões históricas, sociais e culturais que repercutem no cenário educacional e nas trajetórias de formação docente contemporâneas, especialmente na modalidade de ... -
(Auto) Formação e saberes docentes no desenvolvimento profissional do professor administrador: entre as ciências administrativas e da educação
(2018-10-11)Esta Tese vincula-se ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU) e à linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, ... -
Sistema de avaliação da educação superior: (in)congruências e repercurssões nas insituições de ensino superior privadas
(2018-08-30)Esta temática habita o universo pedagógico de uma parcela significativa de gestores e professores da educação superior. Na vida acadêmica, a quem se dedica a ela, certamente, no passado ou muito em breve, será levado a ... -
Pedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artífices
(2022-03-03)Esta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está ... -
Vivenciar aprendendo: contribuições da pedagogia Waldorf à formação do pedagogo no século XXI
(2017-08-30)Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 1 (LP1) - Formação, saberes e desenvolvimento profissional, tem como tema ... -
Gestão pedagógica e a [re] construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores
(2017-08-23)Esta monografia apresenta estudo acerca da gestão do pedagógico frente à docência nas licenciaturas e a convergência digital e tecnológica que se encontra atualmente e facilmente nos contextos de ensino superior. O ... -
Formação inicial de professores com enfoque no sistema Blended Learning em ambiente virtual de aprendizagem
(2019-07-26)Esta Dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional” - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de ... -
A ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básica
(2016-03-04)Esta dissertação insere-se na LP1 - linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral compreender ... -
Pedagogos em (trans) formação: do estágio supervisionado à fase inicial da carreira docente
(2014-04-22)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como tema a transição do ... -
[Trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional inovadora
(2014-11-06)Este trabalho monográfico tem como temática central a [trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional sob a perspectiva da inovação. O objetivo geral é analisar as concepções de gestão educacional que permeiam ... -
Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
(2015-11-05)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura ... -
História de vida de uma educadora artífice nas ambiências da educação superior: saberes e fazeres na construção profissional pedagógica
(2024-07-11)No contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Cyberbullying e ambiência escolar: os adolescentes e seus professores convivendo na cultura digital
(2014-04-14)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como tema central a ... -
Memórias “Bilaquianas” – o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na constituição docente de professoras
(2018-07-31)Esta dissertação intitulada “Memórias “Bilaquianas” – O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na constituição docente de professoras”, se insere na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa ... -
Política pública de financiamento do ensino superior em tempo de crise: estratégias de gestão em uma instituição particular.
(2019-07-25)O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em políticas públicas e gestão educacional – PPPG, busca compreender o fundo de financiamento estudantil (FIES) e seu impacto em uma instituição privada do ... -
Os conflitos violentos de bullying na escola e seus entrelaçamentos com a justiça restaurativa
(2013-05-15)A presente dissertação, pré-requisito para a conclusão do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, está vinculada a linha de pesquisa: Práticas Escolares ...