Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
Resumo
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura da convergência digital, sob a perspectiva da epistemologia dialógico-afetiva. O objetivo geral é investigar experiências de integração das tecnologias digitais e da WEB desenvolvidas nos cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Decorrente, os objetivos específicos são: a) Caracterizar as novas gerações de ensinantes-aprendentes na cultura de convergência; b) Analisar os documentos legais que subsidiam os cursos presenciais de licenciatura em pedagogia quanto à aproximação do conceito de cultura de convergência digital e tecnológica; c) Mapear experiências de integração das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia; d) Identificar elementos facilitadores para a integração da cultura de convergência e da epistemologia dialógico-afetiva nos cursos de pedagogia. O processo metodológico envolveu a triangulação das informações, a partir da pesquisa bibliográfica, da análise documental, do estudo exploratório com formulário Google Drive e das reconstruções narrativas docentes, concebidas a partir da espiral investigativo-formativa. A definição teórico-conceitual foi construída a partir dos conceitos: formação de professores, cultura de convergência digital e Curso de Pedagogia. Os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos encontram-se em consonância com os documentos legais analisados, contudo, inferimos que pelo fato dos referidos PPP considerarem minimamente a cultura da convergência digital como referência curricular na formação do futuro pedagogo, demonstra distanciamento da referência cultural das novas gerações, sendo este um aspecto importante destacado nas DCN para os Cursos de Pedagogia. No âmbito das Pedagogias/UFSM, poucos docentes integram as tecnologias em suas práticas pedagógicas. Portanto, consideramos que os professores necessitam superar o receio em integrar as tecnologias digitais e a WEB para protagonizarem essa ruptura paradigmática a partir do próprio comportamento.
Coleções
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Auditoria de repositórios arquivísticos digitais confiáveis: uma análise das normas ISO 14721 e ISO 16363
Santos, Henrique Machado dos (2018-03-05)Este estudo tem por objetivo contextualizar e discutir a aplicabilidade das normas OAIS – ISO 14721:2012 e ACTDR – ISO 16363:2012 no âmbito dos repositórios arquivísticos digitais confiáveis. Para isto, analisa-se inicialmente ... -
Repositório arquivístico digital confiável para o patrimônio documental oriundo do processo judicial eletrônico
Rodrigues, Mateus de Moura (2015-02-27)O presente trabalho apresenta uma abordagem acerca da preservação de documentos arquivísticos digitais oriundos da atividade fim das instituições de assessoria jurídica, ou seja, dossiês digitais relativos a processos ... -
Repositório digital para o patrimônio arquivístico documental: subsídio para acesso e preservação do diário de classe
Lampert, Sérgio Renato (2013-08-30)A presente pesquisa aborda aspectos relacionados às implicações da implementação de um Repositório Digital para o Diário de Classe Digital do Centro Universitário Franciscano, integrante do patrimônio arquivístico documental ...