O trabalho pedagógico com a literatura na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2016-09-09Autor
Mello, Rosane Brasil da Silva de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa desenvolvida teve como foco o trabalho pedagógico com a literatura na educação infantil objetivando discutir, a partir de uma proposta desenvolvida na EMEI Beija Flor, município de Faxinal do Soturno, as possibilidades de trabalho com a literatura, no cotidiano da educação Infantil. Desenvolveu-se, desta forma, ações pedagógicas que potencializem a experiência leitora das crianças. A metodologia adotada foi pesquisa ação, reconhecendo-a como uma estratégia importante de desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus estudantes. O referencial teórico que deu embasamento ao estudo foi construído a partir das discussões de Britto (2005), Freire (1997), Mello, (2006), Tripp (2005), Arce e Martins (2007), Souza (1992). A partir do estudo realizado, destaca-se para a importância do trabalho com a literatura, em especial os contos de fadas, tendo em vista que possibilitam às crianças o desenvolvimento da imaginação. Enfatiza-se, ainda, para diferentes modos de explorar a contação de histórias, de modo a despertar na criança o gosto pela leitura, reconhecendo os livros como fonte de conhecimento e de prazer. Nesta perspectiva, advoga-se que ouvir e vivenciar diferentes textos literários enriquece o processo e o desenvolvimento das crianças, sendo fundamental de ser trabalhado na educação infantil.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: