O programa mais educação em questão: o caso de uma escola do campo
Resumo
O presente estudo objetivou compreender a gestão na inserção do Turno Integral em uma escola do Campo a fim de analisar e discutir a organização e as contribuições destes programas aos docentes, nas práticas do processo ensino aprendizagem e na vida dos alunos em uma escola do campo, da rede municipal de Sobradinho/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória. A coleta das informações foi través de um questionário aplicado ao gestor/diretor, professores e também alguns pais da escola. A análise das informações foi descritiva, onde constatou-se que os gestores/diretor/professor/pais acreditam que o Turno Integral é uma oportunidade dada pela escola para aproveitá_la na sua integralidade. Neste sentido, o gestor/diretor tem um papel de mediador, que dissemina os ideais dos programas que contemplam o Turno Integral, a fim de interligar todas as esferas da comunidade escolar. Aponta-se também que o Programa Mais Educação, ou outro que contemplem o Turno Integral somente fortalecem os laços de aprendizagem não somente da instituição escolar, mas da comunidade escolar como um todo. O gestor/diretor é peça fundamental neste processo, pois através deste estudo entendeu-se o papel fundamental que tem no processo com a mediação entre a compreensão dos pais, dos docentes mas principalmente a estimulação dos educandos em querer participar dess.es programas, que além de proporcionar atividades diversificadas irá proporcionar aprendizagens também que contemplem todas as áreas do conhecimento. Portanto, considera-se que a gestão escolar é a ponte de alcance dessa nova política educacional, pois através de atitudes democráticas, do diálogo e da participação é que se formata um novo olhar de educação que alcance a qualidade tão almejada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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