Gestão do trabalho pedagógico: preceitos inclusivos em prática
Visualizar/ Abrir
Data
2016-08-12Autor
Santos, Alice do Nascimento dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho se insere na Linha de pesquisa gestão do trabalho pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por finalidade a conclusão de especialização do curso de Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o presente trabalho trata das ações pedagógicas desenvolvidas para os alunos com necessidades educacionais especiais no âmbito escolar. Três questões relevantes são indicadores de discussão, quais sejam: 1) qual a representação de inclusão que permeia os espaços escolares investigados; 2) que saberes são mobilizados pelos professores para o planejamento da situação de ensino de alunos incluídos; 3) quais são as características das ações pedagógicas desenvolvidas com esses alunos. Tem como objetivo geral conhecer as ações pedagógicas desenvolvidas na escola e o processo de inclusão escolar. O método utilizado nessa pesquisa foi o estudo de caso clássico. O sujeito do estudo foi um aluno com síndrome de Down matriculado no 4ª ano de uma escola do Município de Santa Maria-RS. O trabalho apresenta o acompanhamento do caso no Atendimento Educacional Especializado-AEE associado ao uso de recursos tecnológicos. Os materiais diversificados disponibilizados na sala de AEE, despertou a curiosidade, criatividade, memória, atenção e aprendizagem do aluno. A inclusão educacional, pensada a partir de práticas pedagógicas inovadoras passa a ter uma diferente representação no espaço escolar, uma vez que os alunos incluídos conseguem desenvolver novos saberes, propondo como fortalecimento para inclusão, a necessidade de um trabalho compartilhado com todos os atores da escola, o que resulta em uma prática de gestão pedagógica, para que as ações inclusivas possam ser efetivas com os alunos com necessidades educacionais especiais.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: