Gestão do trabalho pedagógico: preceitos inclusivos em prática
Abstract
Este trabalho se insere na Linha de pesquisa gestão do trabalho pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por finalidade a conclusão de especialização do curso de Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o presente trabalho trata das ações pedagógicas desenvolvidas para os alunos com necessidades educacionais especiais no âmbito escolar. Três questões relevantes são indicadores de discussão, quais sejam: 1) qual a representação de inclusão que permeia os espaços escolares investigados; 2) que saberes são mobilizados pelos professores para o planejamento da situação de ensino de alunos incluídos; 3) quais são as características das ações pedagógicas desenvolvidas com esses alunos. Tem como objetivo geral conhecer as ações pedagógicas desenvolvidas na escola e o processo de inclusão escolar. O método utilizado nessa pesquisa foi o estudo de caso clássico. O sujeito do estudo foi um aluno com síndrome de Down matriculado no 4ª ano de uma escola do Município de Santa Maria-RS. O trabalho apresenta o acompanhamento do caso no Atendimento Educacional Especializado-AEE associado ao uso de recursos tecnológicos. Os materiais diversificados disponibilizados na sala de AEE, despertou a curiosidade, criatividade, memória, atenção e aprendizagem do aluno. A inclusão educacional, pensada a partir de práticas pedagógicas inovadoras passa a ter uma diferente representação no espaço escolar, uma vez que os alunos incluídos conseguem desenvolver novos saberes, propondo como fortalecimento para inclusão, a necessidade de um trabalho compartilhado com todos os atores da escola, o que resulta em uma prática de gestão pedagógica, para que as ações inclusivas possam ser efetivas com os alunos com necessidades educacionais especiais.
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- Gestão Educacional [298]
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