Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O gestor como articulador da prática pedagógica da escola

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (294.7Kb)
Data
2007-12-13
Autor
Bigolin, Denise da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica da escola, e da construção do projeto político pedagógico. Essa nova concepção de gestão faz-se necessária em função de que o novo século é marcado por grandes mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais.Mudanças rápidas e tecnológicas, que passam a exigir um profissional mais competente, capaz de atuar em qualquer atividade da escola, que consiga ver o todo e não somente as particularidades. Para essa pesquisa buscou-se autores, e bibliografias, que fazem um resgate histórico da educação, desde suas origens até os dias atuais, visando à compreensão do passado e, conseqüentemente, da realidade na qual a escola está inserida e dos modelos de gestão presentes nela. A pesquisa está amparada por um referencial teórico-metodológico de caráter bibliográfico, que buscou realizar um exercício de cunho dialético. Este projeto pretendeu confirmar a necessidade e importância de uma nova concepção do papel do gestor, que exerce a função de coordenador, não mais como um mero “supervisor”, mas um mediador, problematizador e articulador da prática pedagógica da escola e da construção do projeto político pedagógico, superando a divisão do trabalho na instituição educativa, considerando toda a realidade na qual a escola está inserida.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199
Coleções
  • Gestão Educacional [136]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.