O gestor como articulador da prática pedagógica da escola
Resumo
O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto
articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica da escola, e da construção do projeto político pedagógico. Essa nova concepção de gestão faz-se necessária em função de que o novo século é marcado por grandes mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais.Mudanças rápidas e tecnológicas, que passam a exigir um profissional mais competente, capaz de atuar em qualquer atividade da escola, que consiga ver o todo e não somente as particularidades. Para essa pesquisa buscou-se autores, e bibliografias, que fazem um resgate histórico da educação, desde suas origens até os dias atuais, visando à compreensão do passado e, conseqüentemente, da realidade na qual a escola está inserida e dos modelos de gestão presentes nela. A pesquisa está amparada por um referencial teórico-metodológico de caráter bibliográfico, que buscou realizar um exercício de cunho dialético. Este projeto
pretendeu confirmar a necessidade e importância de uma nova concepção do papel do gestor, que exerce a função de coordenador, não mais como um mero “supervisor”, mas um mediador, problematizador e articulador da prática pedagógica da escola e da construção do projeto político pedagógico, superando a divisão do trabalho na instituição educativa, considerando toda a realidade na qual a escola está inserida.
Coleções
- Gestão Educacional [292]